APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Seg, 05 de Março 2012 - 13:42

Ataque do Governador do RS à lei do piso e ao Ministro da Educação é inaceitável

Resposta dos professores aos governos que não aplicam a lei é a greve

Por:

É inadmissível o ataque do Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de quem disse ter uma “opinião furada” (Folha de S. Paulo, 03/03) sobre a aplicação da lei 11.738/2008 (Piso Salarial Profissional Nacional) e sobre o reajuste de 22,22% concedido pelo Governo Federal para reajustá-lo.

A lei 11.738/2008 foi aprovada por unanimidade no Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como ex-Ministro da Educação, o Governador sabe perfeitamente da sua importância para a valorização dos professores e para a qualidade do ensino.

A lei do piso, tanto no aspecto salarial quanto em relação à jornada de trabalho, não equaciona, por si só, a questão da valorização dos professores, mas é um passo importantíssimo nesta direção. O Governador dá um péssimo exemplo e presta um desserviço à educação e ao estado de direito ao se negar a aplicá-la e ao atacar o Ministro da Educação.

É lamentável que tantos governadores tenham posição semelhante, como aqui no Estado de São Paulo, onde o Governo Estadual desrespeita a lei, protela o cumprimento de sentença judicial e o Secretário da Educação pronuncia seguidos ataques contra o nosso sindicato. Por isso os professores de todo o Brasil e nós, paulistas, vamos à greve a partir do dia 14 de março.

O Ministro da Educação está corretíssimo nesta questão: a melhoria da Educação e a valorização dos professores são responsabilidades de todas as esferas do Estado Brasileiro. Os Estados e Municípios têm que fazer sua parte, tornando a educação prioridade verdadeira, não apenas nos discursos eleitorais, mas na prática cotidiana dos governos.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011