APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Sex, 06 de Setembro 2013 - 14:27

Carlão: Solidariedade e gratidão dos amigos

Por: Ana Maria Lopes


A APEOESP agradece todas as manifestações de solidariedade pelo falecimento do seu ex-presidente, Carlos Ramiro de Castro.
Reproduzimos abaixo, algumas destas manifestações:



"Carlos Ramiro de Castro, o Carlão, desde o movimento estudantil até a trajetória destacada como presidente da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), sempre será lembrado como professor dedicado, guerreiro da causa da classe trabalhadora e grande defensor do ensino público de qualidade. Nesse momento de tristeza, queremos nos juntar em solidariedade aos seus parentes e amigos."
Luiz Inácio Lula da Silva e Dona Marisa Letícia

 



À família e amigos prof. Carlos Ramiro de Castro, Carlão, ex-pres. APEOESP, meu Suplente, meus sentimentos de pesar”,
Senador Eduardo Suplicy

 



"A CNTE manifesta sinceras condolências e solidariedade à família e amigos pelo falecimento do companheiro Carlos Ramiro de Castro, o Carlão, ex-presidente da APEOESP. Que sua história de vida e resistência nos sirva de exemplo para seguirmos lutando por uma Educação Pública de qualidade para todo o País."
Roberto Franklin de Leão - Presidente da CNTE (Confederação nacional dos Trabalhadores em Educação)

 



"Muito triste receber esta notícia. Ele era uma pessoa que despertava simpatia entre quem o conhecia"
Felype Falcão, jornalista

 



"Foi com bastante pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do professor Carlos Ramiro de Castro. Expressamos nossas condolências"
Antonio A. Conejo - Presidente UNSP (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Civis do Brasil - Regional São Paulo)

 


Carlos Ramiro de Castro - Advogou as causas dos servidores públicos desde 1970, Professor de Ciências e Biologia ainda na vida estudantil foi observador atento da insuficência da estrutura do Ensino no Brasil. Encontrou colegas com os quais compartilhou as ideias e partiu para a ação. Na APEOESP  comprovou suas ideias e  uniu-se aos demais companheiros. Empunhou os livros para a capacitação sindical e política dos demais servidores públicos. Passou pela CUT e na condição de presidente da APEOESP comprovou que somente colocando o bloco na rua é que se conquistam direitos.

Foi para a rua em defesa dos professores. Em 1985, ingressou no PT e contribuiu para a existência do Conselho de Política e Remuneração do Funcionalismo Público Estadual – SINP- mas voltado para o vai e vem da luta dos trabalhadores, foi se descuidando da própria saúde. Suplente do Senador Suplicy e assessor no Ministério da Educação e Cultura, em Brasília, não teve tempo de transferir a sua experiência e conhecimentos para os demais assalariados da Administração Pública em geral.

Carlos Ramiro de Castro, o amigo Carlão, faleceu. Os Oficiais de Justiça, conscientizados da luta dos assalariados, tão injustiçados quanto os professores deste País enviam agradecimentos e sentimentos de pesar pelo cidadão exemplar que foi.

Yvone Barreiros Moreira - Presidente da AOEJESP
 



"Nossas sinceras condolências pelo falecimento do professor Carlão, com quem empreendemos lutas memoráveis na defesa dos direitos da categoria"

Gaspar Bissolotti Neto (presidente) e José Elísio Fonseca (vice-presidente) - ASPAL (Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)

 



"A AFALESP lamenta o falecimento do Prof. Carlos Ramiro de Carlos, o nosso querido Carlão, com quem participou várias vezes em lutas na defesa do funcionalismo. Voltado à defesa dos professores e do funcionalismo em geral, Carlos Ramiro de Castro, da APEOESP,  vai deixar muitas saudades."

Jean dos Santos - Presidente da AFALESP
 


Registramos e agradecemos ainda as manifestações da ContraCS/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT), jornalista Sylvio Micelli (ASSETJ / FESPESP / CNSP / CCM-IAMSPE),  CUT/MG, Apase (Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo, Sindicato Apeoc (Professores e Servidores da Educação do Estado do Ceará), Federação Única dos Petroleiros e demais entidades e amigos.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011