APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Sex, 03 de Fevereiro 2012 - 14:51

Dieese debate crise mundial no Fórum Social Temático

Destaque para a relevância das mobilizações do movimento sindical para garantir o aumento efetivo da renda, como a política de valorização do salário mínimo, na disputa por um projeto nacional de desenvolvimento que valorize o trabalho e promova a distribuição de renda.

Por: DIEESE

Durante realização do Fórum Social Temático, que aconteceu em Porto Alegre (RS) entre os dias 24 e 29 de janeiro, o Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-econômicas) participou das sobre a crise mundial e o trabalho informal. No dia 26 de janeiro, a assessora técnica Rosane de Almeida Maia apresentou o projeto “Redução da Informalidade por Meio do Diálogo Social”. De acordo com a economista, a informalidade é um problema complexo com inúmeras determinantes, que atinge metade da população ocupada no Brasil e, em países da América Latina, chega a 80%.  Segundo ela, o caráter crônico da informalidade requer conscientização e esforços conjuntos de trabalhadores, órgãos públicos, autoridades de todas as esferas e também do setor patronal. "Trabalhamos com estes atores sociais para que, na arena de negociação, estes desafios sejam colocados e as responsabilidades apontadas e executadas".

O projeto Redução da Informalidade por Meio do Diálogo Social é desenvolvido pelo Dieese, em parceria com BID/Fomin, com a CUT e demais centrais sindicais e órgãos do governo.

Ainda no dia 26 o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, coordenou  o debate “Mundo do Trabalho, Protagonismo e propostas para enfrentar a crise”.

Clemente destacou a relevância das mobilizações do movimento sindical para garantir o aumento efetivo da renda, como a política de valorização do salário mínimo, na disputa por um projeto nacional de desenvolvimento que valorize o trabalho e promova a distribuição de renda.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011