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Qua, 08 de Maio 2013 - 15:21

Estadão ataca política de bônus e defende salário e carreira

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No editorial “Quem quer ser professor?”, publicado na edição desta quarta-feira, 8, o jornal O Estado de S. Paulo ataca a política de bonificação e defende a valorização da carreira e dos salários: “O sistema educacional público no Brasil padece de um erro de enfoque: privilegiam-se os controles de desempenho dos professores – inclusive com a distribuição de prêmios em dinheiro – sem, no entanto, valorizar a carreira em si. Os salários são considerados baixos em vista da importância da profissão.

Pretende-se exigir conscientes de sua importância social, mas o magro contracheque diz outra coisa.” Em outro trecho, destaca, a respeito de uma pesquisa realizada com estudantes da USP: “Outro aspecto que foi levantado pelos entrevistados na pesquisa diz respeito ao desprestígio da profissão de professor na educação básica.

Estudantes de medicina ouvidos pelos pesquisadores disseram que não se tornariam professor porque, entre outros motivos, a remuneração é baixa, a possibilidade de ascensão profissional é mínima e as condições das escolas são ruins. No entanto, este mesmo grupo de entrevistados, assim como os demais, enfatizou que considera o professor muito relevante para o país, por ser responsável pela transmissão de valores e conhecimentos”.

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