APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Qua, 12 de Fevereiro 2014 - 15:41

Falta de professores ainda afeta aulas em algumas escolas da rede estadual

SPTV verificou problema nesta segunda em escolas da Zona Sul de SP. No fim de janeiro, secretário reconheceu a ausência dos docentes.

Por: G1 - 10.02

As escolas estaduais da capital paulista ainda sofrem com a falta de professores no início deste ano letivo, informou o SPTV nesta segunda-feira (10). No fim de janeiro, o secretário da Educação do estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, reconheceu a ausência dos docentes e disse que o problema seria normalizado até o dia 3 de fevereiro, na semana passada.

A volta às aulas nas cerca de 5.300 escolas estaduais foi antecipada em uma semana por causa da realização da Copa do Mundo no Brasil, que ocorre do dia 12 de junho a 13 de julho.

Na manhã desta segunda-feira (10), a equipe do SPTV verificou o problema na Escola Professor Francisco de Paula da Conceição Junior, no Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, onde professor substituto para a quarta séria dava aulas para alunos da oitava. Além disso, uma turma da oitava série foi dispensada devido à falta de professor.

Desde o dia 25 de janeiro, o aluno Guilherme acorda cedo e arruma seu material para ir para a escola, mas ainda não teve aula. A mãe dele, a Maria Luciene, faz questão de levar o filho até a escola todo dia.

A agente de organização da escola disse que a professora da sala de Guilherme pediu afastamento por dois anos e outra docente já foi contratada. O diretor regional de ensino disse que a situação já estará normalizada nesta terça-feira (11).

Nas duas primeiras semanas de aula, os alunos das Escolas Estaduais Alfredo Ashcar no Jardim Tietê, na Zona Leste, e Antônio Manoel Alves Lima e Campo Limpo 1, no Jardim São Luís, na Zona Sul, também eram dispensados mais cedo porque não havia professor disponível.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os professores contratados não poderiam dar aulas por causa da chamada quarentena, como é chamado um intervalo entre um contrato de trabalho e o outro. No entanto, no dia 30 de janeiro, o secretário disse que o problema estaria resolvido.

Além disso, uma outra aluna, que preferiu não se identificar, disse que desde o dia 27 de janeiro não tem todas as aulas na Escola Estadual João Evangelista Costa, no Jardim Prudência, na Zona Sul.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011