APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Qui, 24 de Setembro 2015 - 15:32

Mudança de escola em reestruturação de ensino em SP preocupa os pais

Ideia é que unidades passem a atender alunos somente de um dos ciclos. Por isso, mais de 1 milhão de estudantes terão que mudar de escola.

Por: G1 - 23.09

Pais que têm mais de um filho na rede estadual de ensino se mostraram preocupados com a reestruturação anunciada nesta quarta-feira (23) pelo governo de São Paulo. A ideia é que as escolas passem a atender os alunos somente de um dos ciclos da educação. Mas os pais dizem que a movimentação das escolas pode dificultar o transporte dos estudantes.

“Vai complicar, vai ficar mais difícil, praticamente eu tenho que ficar em casa, não dá para eu ficar saindo do trabalho toda hora para trazer eles na escola”, disse o porteiro Marinon Vieira Lima ao SPTV. A dona de casa Cínthia Soares também se mostrou preocupada. “Vai ficar muito complicado. Vou ter que vir num horário, vou ter que correr para outra escola para deixar a outra”, afirmou.

A medida vai reorganizar a distribuição dos alunos em unidades que atenderão cada um dos três ciclos de ensino: o primeiro abrange os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; o segundo, dos alunos do 6º ao 9º ano do fundamental, e o terceiro reúne os três anos do ensino médio. E o tamanho das turmas vai ser limitado: do 1º ao 5º, com 30 alunos por sala; do 6º ao 9º com 35 alunos por sala; e no ensino médio, com no máximo 40 alunos por sala.

Na prática, não haverá mais crianças e adolescentes dividindo o mesmo espaço e cada ciclo terá uma escola exclusiva. Um dos objetivos é melhorar o uso dos prédios escolares - quase todos com mais de 40 anos de uso. “Faz diferença. Nós precisamos de quadro de números, de alfabeto, de ilustrações, fazemos tirinhas de gibi. Isso se torna às vezes um pouco infantil para os outros que são maiores”, afirmou a professora Alcione Regina Salzedas.

A presidente do Sindicato dos Professores disse que o sindicato não vê vantagens pedagógicas na reestruturação proposta. “Se você tem um aluno que estudou numa escola e criou raízes ali dificilmente ele vai se ver identificado em outra escola que ele não escolheu para estudar, mas que ele foi obrigado a ir porque a secretaria organizou e não discutiu isso com o conselho de escola, com pais, com os alunos”, acredita Maria Izabel Noronha.

No dia 14 de novembro, as escolas vão apresentar as alterações aos pais. Cabem aos diretores regionais de ensino decidir, em até 30 dias, que escolas vão mudar. Só aí a Secretaria da Educação e os pais vão saber exatamente onde os alunos vão estudar no ano que vem.

A ideia é transferir os estudantes para escolas que ficam, no máximo, a 1,5 quilômetro de distância da quais os alunos frequentam atualmente. Mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de São Paulo terão de mudar de escola a partir do ano que vem.

A mudança é o primeiro passo para outra maior, de longo prazo. A Secretaria da Educação tem como meta entregar todo o ensino básico às prefeituras. É a chamada municipalização do ensino. Assim, segundo o governo, sobra tempo e dinheiro pra ampliar o número de escola de tempo integral, cuidar melhor do ensino médio e da valorização dos profissionais da educação.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011