Seg, 02 de Março 2015 - 16:39
Por: Thamy Gibson - Da Editoria de Cidades - Diário da Manhã - 01.03
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta em pesquisa que o professor brasileiro perde 20% do tempo de aula para colocar a classe em ordem e acalmar os alunos. A média dos países da OCDE é de 13% para organizar a classe.
O estudo mostra ainda que 60% dos professores do Brasil têm 10% de alunos-problemas em classe, seguidos pelo Chile, México e Estados Unidos. Por outro lado, países como a Dinamarca, Croácia, Noruega e Japão têm menos relatos de alunos com mau comportamento.
Professores de 33 países foram consultados para a realização da pesquisa. A OCDE informa que o Brasil é o país onde se perde mais tempo de aula, pois além dos 20%, os professores brasileiros ainda perdem 13% do tempo resolvendo problemas burocráticos e apenas 67% ensinando o conteúdo aos alunos.
A pesquisa foi realizada, em 2013, com alunos dos ensinos fundamental e médio. Participaram do estudo 14.291 professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas do País. O objetivo é prover informações que possam ser comparadas com outros países no intuito de definir políticas em prol do desenvolvimento da educação.
Outros dados da pesquisa
O estudo revela ainda que o índice de alunos brasileiros que chegam atrasado às escolas é de 51,4%, menor do que a média que é de 51,8%. No quesito faltas, o Brasil atinge a marca de 38,4%, índice menor do que alguns países mais desenvolvidos, como Canadá (61,8%), Finlândia (64%) e Suécia (67,2%).
Com 11,8%, o Brasil ocupa o segundo lugar no quesito vandalismo e roubo, no item ferimentos em brigas de alunos o país fica em quarto lugar com 6,7%. No uso e posse de drogas e/ou álcool, o País ocupa o primeiro lugar com 6,9%, seguido pelo Canadá (6%).
Dados sobre intimidação verbal entre alunos e de professores também foram apurados, com 34,4% e 12,5% respectivamente. Em ambos os casos, o Brasil encontra-se no primeiro lugar do ranking.