APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Qui, 11 de Julho 2013 - 14:31

SP abrirá concurso para 59 mil professores da rede estadual

Governo diz que esta será maior contratação da história do ensino paulista. Prova deve acontecer no segundo semestre de 2013.

Por: Letícia Macedo - Do G1 São Paulo

O governo paulista anunciou nesta sexta-feira (5) um concurso para selecionar 59 mil novos professores, o que representa a maior contratação da história do ensino paulista, de acordo com estimativa da Secretaria Estadual de Educação. A prova, que está prevista para acontecer ainda neste segundo semestre, apresenta mudanças na convocação dos profissionais com o objetivo de tornar mais rápido o ingresso dos professores em salas de aula do ciclo 2 e do ensino médio.

Durante o começo deste ano, o G1 percorreu escolas públicas que apresentavam problemas de falta de professores de diferentes disciplinas na Grande São Paulo. Leitores enviaram mais de 400 denúncias relacionadas a escolas municipais, estaduais e federais.

Anteriormente, os recém-aprovados no concurso passavam por um curso na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo antes de começarem a lecionar. A partir de agora, o curso de formação acontecerá simultaneamente ao estágio probatório. Os novos ingressantes também não precisarão mais cumprir os três anos de atuação obrigatória na unidade de ensino para só então participarem do processo de remoção.

Além do concurso, o governo do estado também anunciou mudanças para os 181,5 mil professores efetivos e estáveis da rede estadual, que, a partir de agora, poderão acumular o cargo com a contratação temporária. Dessa forma, o professor poderá substituir outro docente em horário distinto de sua jornada e aumentar a carga horária de acumulação para 65 horas semanais. Nessa carga horária já estão previstas as horas destinadas à preparação das aulas.

De acordo com a Secretaria da Educação, 20 mil professores aprovados em diferentes áreas no concurso devem ser chamados para trabalhar em 2014. "[O concurso] É uma ótima oportunidade para quem está saindo da universidade, para professores temporários", observou o governador.

Além das vagas para professores, o governo do estado anunciou a nomeação de 973 agentes de organização escolar, a criação de 127 cargos de oficial administrativo e 87 para executivos públicos. As contratações permitirão as escolas tenham "toda a infraestrutura para poder funcionar bem e nós alcançarmos os índices que nós desejamos na área educacional", declarou o governador.

Aumento salarial
Na terça-feira (2), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou um reajuste salarial de 8,1% para os servidores da educação - funcionários do magistério, apoio escolar e aposentados.
Os novos valores dos vencimentos serão depositados a partir do mês de agosto e já valem pelos dias trabalhados em julho. O projeto determina ainda que, até 2014, o aumento salarial dos professores será de 45% e não mais de 42,2%, como previsto anteriormente. Já os integrantes do quadro de apoio escolar terão reajuste de 69% no período.

Maria Izabel Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), afirmou que o aumento é insuficiente. “O correto seria recebermos 7% além da inflação, porque só assim teríamos um aumento real de salário. Nosso poder de compra continua restrito, já que a proposta é apenas de repor a inflação”, contou.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011