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Sex, 08 de Março 2013 - 13:19

Todos estados do Brasil bombam quando se trata de matemática

Dados do Todos pela Educação mostram a situação preocupante do ensino médio brasileiro, principalmente quando se trata de matemática. Nenhum estado alcançou meta proposta.

Por: Amanda Previdelli, de exame.com - Revista Exame - 07/03/2013

A educação no Brasil, que já não anda bem, tem no ensino médio seu ponto mais fraco, segundo dados divulgados pelo relatório De Olho nas Metas 2012, do Todos Pela Educação. De acordo com os números, apenas 10,3% dos jovens brasileiros terminam esta fase de estudos (tanto no ensino público quanto privado) com os conhecimentos adequados de matemática. Houve até piora em relação a 2009, quando 11% tinham aprendido o conteúdo esperado para a série.

Nenhum estado do Brasil conseguiu alcançar as metas em matemática de acordo com a escala proposta pelo Todos pela Educação. Uma das metas do movimento é que todos os estudantes saibam o que é considerado adequado até 2022, ano do bicentenário brasileiro.

As escolas públicas ficaram muito atrás da média total, que inclui as particulares (veja tabela), mas ambas ainda estão muito aquém do que o país precisa. Em português, a situação não é muito melhor. Os estados que não alcançaram as metas aparecem em vermelho

Desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em Matemática:

Estado

% de alunos com conhecimento adequado para a série
(ensino público)

% de alunos com conhecimento adequado para a série
(público e privado)

Meta

Brasil

5,2

10,3

19,6

Acre

2,2

3

12,4

Alagoas

1,4

4,9

16,7

Amapá

1,9

3,9

8,7

Amazonas

2,8

4,3

7,7

Bahia

2,8

5,3

13,7

Ceará

2,9

9

21,5

Distrito Federal

7,9

15,8

33,9

Espírito Santo

7,6

14,1

22

Goiás

3

8,4

22,8

Maranhão

1,6

3,3

10,8

Mato Grosso

2,6

7,4

17

Mato Grosso do Sul

8,2

12,7

25,2

Minas Gerais

9,7

15,4

29,8

Pará

2,3

4,5

9,8

Paraíba

2,3

6,8

16,3

Paraná

6,6

14,2

25,8

Pernambuco

3,5

7,7

25,8

Piauí

2,9

8,5

23,9

Rio de Janeiro

8,9

16,6

20,4

Rio Grande do Norte

2,2

5,9

14,5

Rio Grande do Sul

8,4

14,1

29,5

Rondônia

4,5

6,7

17,6

Roraima

2,2

4,7

13

Santa Catarina

7,8

14,5

25

São Paulo

5,7

11,4

24,8

Sergipe

2,8

6,2

22,2

Tocantins

2,5

5,2

14


Desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em Português:

Estado

% de alunos com conhecimento adequado para a série
(ensino público)

% de alunos com conhecimento adequado para a série
(público e privado)

Meta

Brasil

23,3

29,2

31,5

Acre

16,3

19,2

26,1

Alagoas

8,8

15,4

23,8

Amapá

15,3

20

28,6

Amazonas

16,6

20,3

12,2

Bahia

17,2

21,6

23,1

Ceará

17

24

28,9

Distrito Federal

30,3

40,3

48,5

Espírito Santo

23,2

29,4

34,6

Goiás

20,8

26,3

26,2

Maranhão

11,8

15,3

16,7

Mato Grosso

18,4

24,4

30,2

Mato Grosso do Sul

32,3

37,6

38,5

Minas Gerais

29,7

37,6

37

Pará

23

26,1

22,3

Paraíba

14,1

21,5

20,4

Paraná

24,2

31,9

34,5

Pernambuco

13,8

20,1

25,1

Piauí

11,1

18,8

25,2

Rio de Janeiro

28,9

38,1

32,5

Rio Grande do Norte

12,2

18,2

23,5

Rio Grande do Sul

30,4

36,3

42,2

Rondônia

20,5

24,2

29,2

Roraima

15,2

20,2

27,8

Santa Catarina

28,7

35,5

34,6

São Paulo

29,8

35,9

34,4

Sergipe

13,8

20,4

30

Tocantins

16,7

20,2

21,3

 

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