APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

NOTÍCIAS

Voltar

Seg, 30 de Julho 2012 - 16:38

Transparência para valer

O Governo do Estado de São Paulo iniciou neste final de semana a divulgação dos salários dos servidores públicos estaduais no chamado "Portal da Transparência".

Por:

Para nós, professores da rede estadual de ensino, a divulgação dos nossos salários não causa nenhum problema. Ao contrário, é bom que a população possa verificar o quanto são baixos, sobretudo considerando-se a importância da nossa profissão para toda a sociedade.

Entretanto, quando se pretende ser transparente, deve-se praticar a transparência de forma integral. Assim, todos os salários, de todos os servidores públicos, inclusive do Governador, Secretários de Estado, funcionários de empresas estatais, devem ser divulgados, incluindo os valores pagos a título de diárias e outros dispêndios relacionados.

Utilizando-se o mesmo critério, no que se refere à compra de materiais, equipamentos e serviços, não basta a divulgação de valores globais. A sociedade tem o direito de saber o que se compra, o que se contrata e de quem se compram e se contratam produtos e serviços.

No caso da educação, os professores e a população querem ver divulgados os valores relativos à compra de apostilas escolares, pois parte delas depois é destruída, causando prejuízos aos cofres públicos, como mostraram recentes reportagens publicadas nos meios de comunicação. Também queremos saber, oficialmente, quanto dinheiro público é gasto na compra de publicações da Editora Abril e outras empresas de comunicação, em regime de exclusividade.

Uma sociedade democrática se assenta no pleno direito à informação e queremos que ela seja praticada no Governo de São Paulo e demais esferas do Estado.

Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidenta da APEOESP

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011