APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

APEOESP Urgente

APEOESP Urgente

Voltar

Seg, 06 de Agosto 2012 - 20:13

N° 60 - II Conferência das Mulheres da APEOESP delibera sobre lutas e campanhas

Com a presença de mais de 300 delegadas de todas as subsedes, realizou-se de 03 a 05 de agosto no Club Homs, na Capital, a II Conferência Estadual de Mulheres da APEOESP.

 

Sob o tema geral “Mulheres da APEOESP em luta, construindo uma nova sociedade com a Educação”, as participantes debateram, com a participação de palestrantes convidadas, assuntos como “Mulher e Política”; “Mulher s Sindicalismo”; “A Mulher no Mercado de Trabalho´. Realizaram também oficinas de trabalho sobre “A luta pelo fim da violência contra a mulher”; ”O currículo escolar e a questão de gênero na educação”; “A saúde da mulher professora”; “A educação e as condições de trabalho das professoras.”

A presidenta da APEOESP, Maria Izabel Azevedo Noronha, durante uma das mesas de trabalho da II Conferência das Mulheres

Entre as palestrantes estiveram a Ministra da Secretaria especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci; a  Deputada Federal Janete Rocha Pietá; a Presidenta da APEOESP, Maria Izabel Azevedo Noronha; a Secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertoti; a Diretora Executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Ana Nice Martins de Carvalho; a assessora de Articulação da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Vera Soares;  a Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Gênero e Trabalho da Federação Internacional de Mulheres, Mariana Giorgion; e a representante do Movimento Mulheres em Luta da Conlutas, Camila Lisboa.

A ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, fala durante a Conferência.

Na plenária final do encontro as delegadas deliberaram um conjunto de indicativos a Diretoria da APEOESP e para a Secretaria para assuntos da Mulher para o desenvolvimento das lutas e campanhas em defesa dos direitas das professoras, que constituem 80% do total de membros da nossa categoria. Estas deliberações estão sendo consolidadas e sistematizadas em um documento final a ser amplamente distribuido.

Lamentavalmente, algumas poucas delegadas demonstraram problemas de formação para participarem de um evento esta natureza, insistindo em formular questões pouco relacionadas aos temas em debate e sim a suas posições ideológicas. Entretanto, apesar disto, a Conferência atingiu plenamente seus objetivos.

Desta forma, no próximo período, nosso sindicato irá ampliar a luta em defesa dos direitos das professoras e sua participação nas lutas das mulheres de forma geral. Foram aprovados encaminhamentos para as lutas por melhores condições de trabalho, saúde das professoras, aplicação da lei do piso (33% na perspectiva de 50% da jornada para atividades extraclasses), melhores salários, contra o assédio moral, carreira, creches e pré-escolas em período integral, direitos da mulher e outras, que serão incorporadas nas campanhas da APEOESP.


Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011