APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 24 de Março 2016 - 15:54

Adolescente que agrediu professor em escola é apreendido pela polícia

Policiais de Rio Preto (SP) foram até a casa do garoto com mandado. Aluno era indisciplinado mas nunca tinha agredido um professor, diz tia. G1 Rio Preto e Araçatuba - 22.03

 

O adolescente de 12 anos que agrediu um professor dentro da sala de aula na Escola Estadual Abelaira Gomes no dia 11 de março, foi apreendido na manhã desta terça-feira (22) no Plantão Policial de São José do Rio Preto (SP). O motivo da apreensão seria a agressão ao professor. Um outro menor, que também agrediu um professor, já tinha sido apreendido. Neste caso, ele foi apreendido porque bateu no professor por causa de um celular.

Segundo informações da policia, uma equipe foi até a casa do garoto com o mandado de busca e apreensão solicitado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin. E por determinação, o garoto será internado na unidade da Fundação Casa em Rio Preto.

Na delegacia, a tia do adolescente contou aos policiais que sempre recebeu reclamações do menino por indisciplina e problemas de comportamento na escola, mas que nunca chegou a agredir algum professor e que esta teria sido a primeira vez.

A tia do menino disse ainda que o sobrinho está arrependido da agressão. A mãe do garoto disse para a polícia que procurou ajuda psicológica, mas o menor se recusa a participar das sessões. De acordo com o juiz da Infância e Juventude, enquanto não surgir uma vaga na instituição, o menino ficará em uma cadeia, separado dos outros presos aguardando pela vaga.

Entenda o caso
De acordo com o boletim de ocorrência, o professor de 30 anos fazia a chamada na sala de aula, na sexta-feira (11), quando foi surpreendido com um forte tapa nas costas dado por um aluno de 12 anos, que também lhe apertou o pescoço com um golpe conhecido como “gravata”. Segundo a polícia, o professor perguntou o motivo da agressão ao aluno, que apenas riu, e o encaminhou para a diretoria. O estudante foi advertido pela direção.

A Diretoria Regional de Ensino de Rio Preto disse em nota que lamentou os fatos ocorridos e que repudia atos de violência. A Diretoria informa ainda que a unidade possui professor mediador, profissional especializado em conflitos, que vai trabalhar à prevenção e o combate à violência com os alunos.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011