APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Ter, 26 de Fevereiro 2019 - 15:26

Alunos reclamam de onda de furtos em escola estadual de Iperó

G1 Sorocaba e Jundiaí - G1 - 25.02

 
 
 
 
Em um ano, a unidade já foi invadida cinco vezes por criminosos, que levaram desde merenda até cabos da bomba d'água.
 
Os alunos de uma escola estadual de Iperó (SP) não aguentam mais ter as aulas interrompidas por conta de furtos registrados na unidade. A escola, que foi inaugurada em fevereiro de 2018, está funcionando há mais ou menos um ano e já foi invadida cinco vezes por criminosos, que levaram do local desde merenda até cabos da bomba d'água.
 
Revoltados com a situação, os alunos da Escola Estadual "Estação George Oetterer" protestaram para que medidas cabíveis sejam tomadas, uma vez que a unidade tem sido alvo frequente de bandidos.
 
A estudante Bianca de Oliveira, de 16 anos, comenta que, a cada início de semana, os alunos retornam às aulas pensando no que pode ter sido roubado durante o fim de semana. "Da última vez roubaram até a bomba d'água, o que atrapalhou muito o curso das aulas", comenta.
 
Antes disso, até mesmo as câmeras de segurança já haviam sido roubadas, além dos refletores que iluminavam a quadra de esportes da escola, impedindo os alunos do período da noite de utilizarem o local por conta da escuridão.
 
Os alunos ainda relatam que, sem energia elétrica, fica impossível usar a quadra, pois não se sabe se alguém pode estar entrando ou saindo do local.
 
O congelador da escola também foi alvo dos bandidos. A merenda foi levada, fazendo com que os alunos ficassem sem lanche durante um período.
 
A estudante Barbara Araújo, de 16 anos, comenta que os alunos ficaram um bom tempo sem alimento. "Ele roubaram tudo, de carne até as panelas da cozinha", comenta.
 
Diante disso, os estudantes dizem que boletins de ocorrência já foram abertos, mas simplesmente nada acontece. O aluno João Pedro Sales, de 20 anos, comenta que a sensação de insegurança é grande.
 
"Hoje em dia a escola não é mais um lugar seguro. A gente sente que em qualquer momento pode ser assaltado. Assaltos ocorrem aqui não importando a hora, se for meio-dia ou à noite. Aqui falta policiamento", reclama.
 
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que está tomando providências para repor o material furtado, mas não deu uma previsão de quando isso vai ser feito. A secretaria ainda informou que registrou boletim de ocorrência e que solicitou reforço no patrulhamento da escola.
 
A Polícia Militar informou que em 2018 houve um aumento nos indicadores criminais, fazendo com que o policiamento fosse reforçado principalmente na escola. Em outubro, cinco adolescentes foram detidos por furto na zona da escola. Depois disso, ainda segundo a PM, não houve registro de furto pela escola.
 
A PM ressalta que existe um posto de policiamento no bairro focando o público escolar que desenvolve o policiamento ostensivo preventivo.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011