APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Seg, 18 de Março 2019 - 15:43

Análise: 'Não adianta um PM por escola, mas ouvir pedidos de socorro'

Por: Luciene Togneta* - Terra - 15.03

 
Precisamos conversar com as crianças sobre seus medos e inseguranças
 
Nos assusta ver como a escola pode ser violenta. Muitas vezes se entende como um local de aprendizado meramente conteudista, de Português e Matemática. Se esquece de que, antes de tudo, o primeiro papel é o de formar cidadãos. Infelizmente, o que temos visto é que a escola, como instituição, não tem alcançado isso.
 
Os jovens que promoveram essa barbárie, com certeza, tinham inúmeros problemas, que ainda e talvez nunca iremos saber. O que sabemos com certeza é que não sabiam lidar com a dor nem a quem e como pedir ajuda.
 
É importante não tentar jogar para debaixo do tapete. Os alunos, as crianças, tiveram contato com o que aconteceu e precisamos conversar com elas sobre isso. Perguntar o que sentiram, seus medos e inseguranças. É o único modo de evitar novas tragédias: ensinar a pedir ajuda e a ouvir pedidos de socorro. Não adianta colocar um policial na porta de cada escola.
 
 
 
* É ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO DA UNICAMP
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011