APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qua, 03 de Abril 2019 - 16:01

Automutilação de alunas preocupa pais em escola de Campinas

Portal A Cidade ON - 02.04

 
Ato teria sido praticado por duas estudantes do 7º ano no banheiro da escola; uma terceira aluna teria se cortado em casa.
 
O caso de automutilação de três alunas de 12 a 14 anos está preocupando pais na escola estadual José Maria Matosinho, no São Bernardo, em Campinas. As três são estudantes do 7º ano e os casos foram registrados no final de fevereiro.
 
A escola só teria tomado conhecimento do problema na última quarta-feira (27), após um professor perceber que uma aluna estava ferida. Segundo a Diretoria Regional de Ensino Leste de Campinas, os pais foram chamados para conversar com a direção. 
 
A mãe de uma aluna de 12 anos, que não se automutilou, disse ao ACidade ON que a menina foi chamada pelo menos três vezes para "se cortar" com as colegas e acompanhou uma "sessão" com duas delas no banheiro da escola. Uma quarta amiga fez o mesmo em casa. 
 
A mãe da menina que praticou o ato enviou prints com conversas do WhatsApp entre as amigas onde elas conversam sobre o que fizeram e dão dicas sobre como disfarçar as cicatrizes. Segundo a mãe ouvida pela reportagem, as alunas estão indo na escola com "roupa de frio" para não mostrarem os braços.
 
A Diretoria informou ainda que a escola conta com uma psicóloga voluntária, que está acompanhando o caso. "O professor mediador vai reforçar as ações de conscientização para prevenir e coibir situações desse tipo", disse a diretoria, em nota. 
 
"Cabe reiterar que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo conta com a capacitação de professores mediadores para o acompanhamento de atividades restaurativas e de promoção à cultura de paz no ambiente escolar", finalizou a nota.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011