APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Ter, 13 de Outubro 2015 - 16:27

Briga marcada pela internet tem até 'mesada' em aluno dentro de escola

Vídeo mostra grupo fazendo cordão de isolamento em menor agredido. Secretaria de Educação de Jundiaí afirma que confusões são pontuais.

Os constantes casos de brigas marcadas pelos próprios alunos na internet estão preocupando os pais de estudantes de uma escola estadual de Jundiaí (SP). Imagens divulgadas nesta quarta-feira (7) mostram uma confusão na Escola Estadual Adib Miguel Hadadd, no Jardim Santa Gertrudes, em que menores de idade trocam socos e chutes dentro da sala de aula. Enquanto isso, outros adolescentes jogam carteiras em cima deles

De acordo com as imagens, é possível ver as agressões. Uma menina também participa da confusão. Em outro caso, pais de alunos enviaram outro vídeo pelos canais de comunicação da TV TEM que mostra estudantes fazendo um cordão de isolamento para que um menino que estava apanhando não conseguisse sair.

Em uma das mensagens publicadas em uma rede social, os estudantes combinam uma das brigas pela internet. "Já deixei avisado [...] que eu vou atrás de você [...]. Só brota (sic) na minha frente pra ver o como vai ser; [...] seu lixo", escreveu em uma postagem

Mais de 100 pessoas curtiram a publicação, que recebe apoio em uma série de comentários como "bora atropela esse vacilão (sic)", "nois vai atropela (sic)" e "vamo gruda (sic)".

Pais com medo

A mãe de um dos alunos, que prefere não se identificar, diz que está com medo de deixar o filho na escola. “Como mãe, me sinto desesperada. Muitos pais estão vindo buscar os filhos na porta por medo, já que ficamos de mãos atadas”.

Já a tia de outro adolescente diz que encontrou um dos estudantes na frente do colégio com uma faca. “Uma criança passou por aqui armada com a faca. A gente conseguiu pegar e evitar um dano maior, mas a situação está cada dia pior”, diz.

Os pais afirmam ainda que as brigas poderiam ser evitadas se houvesse mais segurança em frente à escola, já que falta uma ronda escolar. A Guarda Civil Municipal de Jundiaí afirma divide a ronda com a Polícia Militar e quase 5 mil rondas são feitas entre as 100 escolas municipais, 54 particulares e 36 estaduais.

Já a Secretaria Estadual de Educação afirma que desconhece brigas frequentes na escola e que são casos pontuais, já que a diretora conseguiu identificar os alunos da briga dentro da sala de aula, que foram suspensos por três dias.

Em relação à outra briga, a do lado de fora, a Secretaria de Educação disse que não foi possível identificar os envolvidos. De acordo com o dirigente de ensino, um trabalho de orientação já vem sendo feito nas escolas estaduais para reduzir a violência e é pedido que os pais ajudem nesta conscientização.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011