APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Ter, 03 de Setembro 2019 - 15:53

Dois professores são agredidos por dia em escolas estaduais de SP

Rede TV News - 02.09

 
 
A cada dia letivo, dois professores são agredidos em escolas estaduais de São Paulo. Os números estão nos Registros de Ocorrência Escolar, controlados pelo próprio governo.
 
Em entrevista ao RedeTV News, uma professora que não quer se identificar relatou a agressão que sofreu em 2017. O autor: um aluno de 16 anos. O local: a sala de aula.
 
"Eu fui chamar a atenção, porque eu sabia que a mochila não era dele. Foi quando ele, assim, ficou irado e já partiu pra cima, chegou perto de mim, assim, já com o ombro. Se preparando já pra levantar o ombro e dar o soco, mas foi quando eu desviei e ele não conseguiu vim pra cima de mim. Foi quando ele chutou, começou a dar chute e continuou vindo pra cima, mas ele queria dar o soco", relembrou ela.
 
Uma semana depois, a professora sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi parar no hospital. "Eu estava com muita dor de cabeça depois do ocorrido e tudo na escola", diz ela. "E uma semana depois eu dei entrada na Santa Casa de São Bernardo com uma dor de cabeça enorme, fui medicada, mas duas horas depois eu acordei na UTI. Porque eu tive um AVC e perdi 80% da vista do olho direito".
 
Os números da violência em sala de aula chamam a atenção. No ano passado, foram registradas 434 ocorrências. Em média, são duas agressões por dia letivo contra professores de escolas estaduais de São Paulo. Só em fevereiro e março deste ano já foram 57 ocorrências.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011