APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 24 de Março 2016 - 15:57

Escola em Guarulhos tem 5 invasões em pouco mais de 2 meses

Na segunda, vândalos entraram por uma janela na escola Antônio Rosas. Alimentos, panelas e tinta foram jogados no chão. G1 - 23.03

 

Cinco invasões em uma escola em apenas dois meses e meio. Essa é a realidade da escola estadual Antônio Rosas da Silva Galvão, no bairro Ponte Alta, em Guarulhos. A cada invasão o prédio fica mais destruído, o material mais depredado e os alunos mais dias sem aula. Em uma das invasões, computadores foram roubados.

O último ataque à escola foi na madrugada de segunda feira (21). Os vândalos entraram por uma janela, arrancaram a grade, a tela de proteção e invadiram uma sala. Um sensor que dispara um alarme foi destruído, e a porta da sala, arrombada.

Assim, os invasores conseguiram chegar até a cozinha e acessar os alimentos, que estavam estocados. Parte da comida foi espalhada pelo chão, além de panelas e latas de tinta que seriam usadas para manutenção.

A dirigente de ensino da região Guarulhos responsável pela unidade, Maria Inês Sofia, diz que essa não foi a primeira vez. Em outra oportunidade, uma sala de aula foi incendiada e os computadores de outra, roubados. As câmeras de segurança conseguiram captar parte da ação e as imagens já estão com a polícia.

Quando as aulas são suspensas por causa do vandalismo, os pais ficam preocupados porque a perda vai além do prejuízo material. José Neílton Lima, pai de aluno da escola, afirma que que as invasões prejudicam o aprendizado dos alunos. “Eu acho que alguém tem que fazer alguma coisa. Porque já está passando do limite.

A direção afirma que as aulas serão repostas. Os pais, no entanto, consideram a medida paliativa e pedem mais segurança. Dizem que não rondas policiais fora do horário de aula.

A polícia disse que começou a fazer rondas além do horário de aulas, mas que, por enquanto nenhum responsável pela invasão de segunda-feira foi identificado.

Três menores, que invadiram a escola na sexta passada, foram apreendidos e levados pra delegacia. Eles estavam com dois computadores, que foram devolvidos à escola.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011