APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Ter, 01 de Março 2016 - 16:06

Escola suspende estudantes que espancaram aluno gay em SP

Vítima levou pauladas na cabeça na porta de colégio estadual em São José dos Campos

 

A Escola Estadual Professora Lourdes Maria Camargo, em São José dos Campos (SP), suspendeu cinco alunos acusados de espancar um outro estudante na porta do colégio, motivados por homofobia. Segundo a Secretaria de Educação de São Paulo, a direção da unidade de ensino também já entrou em contato com os responsáveis pelos agressores. Além disso, o caso foi registrado na Polícia Militar, e a escola se pôs à disposição para ajudar nas investigações.

De acordo com a vítima do espancamento, o aluno Lucas Salvattore, de 18 anos, os estudantes acusados já vinham o agredindo verbalmente dentro da escola. Em um texto publicado no Facebook neste domingo, ele conta que a direção chegou a trocá-lo de turma, mas isso não pôs fim à perseguição. Segundo o post, no último dia 22 de fevereiro, ele foi agredido com pauladas na cabeça pelos colegas, na porta da escola. Lucas publicou uma foto da cabeça com os ferimentos deixados pela violência.

O post já teve mais de 3,5 mil compartilhamentos, e o aluno recebeu centenas de mensagens de apoio. "Desde o primeiro dia de aula eu tinha virado "Chacotinha", comuniquei a direção da escola e como o 'PROBLEMA ERA EU POR SER GAY'. A Diretora Da Noite Me Mudou De Sala!", escreveu ele, antes de concluir sua denúncia agradecendo a Deus por estar vivo e dizendo que "Deus nunca irá me deixar de lado por eu ser gay!".

A denúncia sobre o ataque ocorre duas semanas após entrar em vigor uma lei federal que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate contra o bullying. Aprovada pelo Congresso em novembro do ano passado, o texto da lei nº 13.185 define bullying como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima.

O projeto determina que sejam tomadas medidas para a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução dos casos, assim como a orientação de pais e familiares para identificar vítimas e agressores.
Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo repudia qualquer ato de violência e mantém medidas constantes para combater esse tipo de situação.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011