APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Seg, 22 de Outubro 2018 - 16:20

Escolas e creches de SP são alvo de ladrões, que levam até merenda

Jornal Nacional - 20.10

 
Em todo o estado de São Paulo, 17 instituições de ensino entre públicas e particulares são atacadas em média por ladrões todos os dias. No primeiro semestre foram pouco mais de 3 mil.
 
Escolas e creches do estado de São Paulo estão sendo atacadas por ladrões, que levam até a merenda das crianças. Foi pelas janelas do berçário que os bandidos entraram. Na cozinha, levaram o que conseguiram carregar. Foi a sétima invasão somente em 2018.
 
"Eles tinham arrombado meu armário. De lá eles levaram dois notebooks, um retroprojetor, um HD externo e mais alguns papeis", disse Giovana Bacheca, professora.
 
Em todo o estado de São Paulo, 17 instituições de ensino entre públicas e particulares são atacadas em média por ladrões todos os dias. No primeiro semestre foram pouco mais de 3 mil.
 
Em Itaquaquecetuba, os bandidos levaram o micro-ondas, a TV e até as panelas de uma delas. Em Ribeirão Preto, eles cortaram a cerca de aço, furtaram os fios de energia e a escola ficou no escuro. Em outra, os fios também foram levados e a festinha do dia das crianças teve que ser adiada.
 
"É revoltante chegar aqui e ver tudo cortado, as crianças indo embora. Triste, tinha criança chorando, mãe chorando desesperadas porque não têm onde deixar os filhos", lamentou a coordenadora da escola, Fabíola Sardi.
 
Para tentar impedir a invasão em uma escola, a prefeitura instalou grades nas janelas e em todas as portas, mas não adiantou muito. Eles continuam entrando estourando a fechadura das portas.
 
Do começo de 2018 até agora uma escola municipal em Sorocaba foi invadida 8 vezes. Numa delas os ladrões levaram o retroprojetor e no refeitório levaram o ventilador.
 
"Já levaram televisão, levaram panela, comida, destruíram as coisas", contou Regina de Fátima Vieira, avó de um aluno.
 
Em Sorocaba, no interior de São Paulo, de janeiro até agora foram registrados 233 atos de vandalismo e furtos em escolas e creches. Os números já são quase os mesmos de 2017.
 
A Secretaria de Educação da cidade já gastou mais de R$ 2 milhões para consertar os estragos. "É preciso que esses criminosos sejam enquadrados da maneira correta, passem uma longa temporada na cadeia, participem de programas restaurativos sérios", afirmou o secretário de Educação de Sorocaba, André Gomes.
 
As prefeituras disseram que estão investindo na vigilância das escolas e das creches. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que a PM faz patrulhamento preventivo e mantém contato com unidades de ensino.
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011