APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qua, 27 de Junho 2018 - 21:43

Governo paulista terá de pagar indenização de R$ 8 mil a aluna que sofreu bullying

Por: Isabela Palhares, O Estado de S.Paulo - Portal Estadão - 27.06

 
 
Menina sofria agressões físicas e psicológicas de colegas de classe em uma escola estadual de Santos (SP), que não teria adotado medidas para protegê-la
 
O governo do Estado de São Paulo foi condenado a pagar uma indenização de R$ 8 mil para uma aluna que sofreu bullying dentro de uma escola estadual de Santos. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a menina, que apresenta leve deficiência mental, sofria agressões físicas e psicológicas dos colegas de classe. 
 
Segundo a decisão dos desembargadores da 2ª Câmara de Direito Público, houve "falha do poder público", já que a escola não adotou medidas para "proteger e resguardar a integridade física, moral e psicológica da estudante". "Durante o período de aula, é dever do Estado, por meio dos educadores e dirigentes, zelar pelos alunos", afirmou o desembargador Alves Braga Junior. 
 
Em uma das situações, os alunos da classe fizeram um abaixo assinado para pedir que ela fosse transferida para outra turma. Em depoimento, o professor da turma confirmou que tinha conhecimento dos fatos e que sua única atitude foi recolher a lista.  O nome da escola e da vítima não foram informados, pois o processo tramitou em segredo de justiça.
 
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) diz que há oito anos é feita capacitação de professores mediadores para o acompanhamento das atividades e "promoção à cultura de paz no ambiente escolar". A pasta afirma que mais de 52 mil profissionais já foram capacitados para atuar nos casos de bullying. 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011