APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 25 de Julho 2019 - 15:47

Mais uma escola pública de Jundiaí é invadida e tem objetos roubados

Angelo Augusto - Jornal de Jundiaí - 25.07

 
 
 
Mais uma escola foi alvo de invasão em Jundiaí. Na madrugada de quarta-feira (24) a Escola Estadual Dr Antenor Soares Gandra, localizada no centro de Jundiaí (SP), foi saqueada. Os criminosos levaram diversos objetos da instituição e a unidade ficou sem energia por algumas horas, pois parte da fiação foi furtada. Não houve vítimas devido ao período de férias escolares e não havia nenhum guarda ou funcionário presente no local no momento da invasão. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
 
Este é o segundo assalto a escolas da cidade em menos de uma semana. A Emeb Celsina Pazinato, na Vila Comercial, já havia sido alvo de arrombamento na última quinta-feira (18). Também não havia alunos, educadores ou seguranças no local por conta do período de férias. Segundo informações, a escola é monitorada apenas por um sistema de alarmes. Os assaltantes levaram das salas de aula três televisores e um computador de mesa, além da quantia de R$ 263 em dinheiro, pertencente à caixinha da escola. A polícia foi chamada e um boletim de ocorrência foi registrado.
 
Ainda não há informações concretas sobre os criminosos em ambos os casos e também não se sabe se eles possuem algum tipo de ligação.
 
A Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí lamentou, em nota oficial, que a Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra tenha sido vítima de vandalismo. "A unidade está levantando os prejuízos causados. Todas as escolas estaduais contam com a parceria da Ronda Escolar e foi solicitado reforço no policiamento. Atualmente estamos em período de férias e as aulas recomeçam no dia 31 de julho."
 
Mais Segurança
O Governador João Doria e os Secretários da Educação e da Segurança Pública, Rossieli Soares e General João Camilo Pires de Campos, anunciaram, no início do mês, o programa Escola Mais Segura: um pacote de medidas para aumentar a segurança nas escolas estaduais. Na segunda forma de atuação, duplas de policiais farão o patrulhamento a pé, no entorno das escolas. Cada dupla cuidará de até três unidades, com possibilidade de contratação de até 432 policiais e investimento de R$ 18 milhões.
 
O programa ainda prevê o envio de Projeto de Lei para adoção de medidas de promoção à segurança e proteção de professores e demais servidores que atuam nas escolas estaduais de São Paulo. O objetivo é responsabilizar alunos e, se necessário, os responsáveis por alunos com menos de 18 anos que causarem dano ao patrimônio público escolar.
 
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011