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Ter, 21 de Março 2017 - 17:02

Metade dos professores já presenciou violência na escola, mostra estudo

UOL - 20.03

 
Metade dos educadores de escolas públicas no Brasil afirma ter presenciado agressões físicas ou verbais de alunos contra funcionários, incluindo professores, dentro no ambiente escolar. Entre os diretores, 55% relataram que casos como esses ocorreram na escola, enquanto entre os professores o índice foi de 51%. Além disso, 11% dos diretores e 9% dos professores afirmaram já ter sofrido ameaças de aluno.
 
Os dados constam de questionários aplicados a alunos de 5º e 9º ano, seus professores de língua portuguesa e matemática e também aos diretores de escolas que participaram da Prova Brasil em 2015. Os números foram divulgados nesta segunda (20) pelo portal QEdu. Além de perguntas específicas sobre o ensino e a escola, todos os participantes responderam a questões de perfil social e econômico.
 
Entre os próprios estudantes, a violência escolar apresenta índices ainda maiores: 76% dos diretores e 71% dos professores relataram ter havido agressão verbal ou física entre alunos dentro do ambiente escolar.
 
O índice de crimes no ambiente escolar, por outro lado, é baixa – 9% dos diretores afirmaram terem sido vítimas de furto e 2% de roubo dentro da escola. Entre professores, essa taxa é menor: 5% e 1%, respectivamente. Os alunos não responderam a perguntas sobre violência escolar.
 
Falhas no conteúdo programado
 
O questionário da Prova Brasil também abordou o processo de ensino e aprendizagem. Parte dos educadores disse não ter conseguido desenvolver todo o conteúdo previsto para as turmas que fizeram a Prova Brasil em 2015. Entre os professores do 9º ano, 55% estimaram que atingiram no máximo 80% do conteúdo programado. O índice é um pouco menor entre os professores do 5º ano: 45% calcularam ter alcançado até 80% do previsto para o ano letivo.
 
Para o QEdu, projeto ligado à Fundação Lemann, o resultado acende um alerta: entre os muitos desafios no ensino do país apontados pelos educadores, o mais crítico deles é que, muitas vezes, os conteúdos de aprendizagem nem chegam aos alunos.
 
Enquanto isso, apesar de 76% dos diretores apontarem que os livros didáticos chegaram à escola em tempo hábil para o início das aulas, 62% deles informaram que faltaram livros para os alunos. Além disso, 70% dos diretores apontaram que o funcionamento da escola foi dificultado por insuficiência de recursos financeiros, seja de maneira leve, moderada ou grave.
 
Por outro lado, 75% dos alunos do 5º ano afirmaram nunca ter sido reprovados. Entre os alunos do 9º ano, 95% disseram nunca ter parado de estudar e 70% deles afirmaram nunca terem reprovado de ano.
 
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