APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qua, 27 de Agosto 2014 - 15:55

Série sobre violência contra professores abre cobertura de eleições da BBC Brasil

Há cerca de um mês, perguntamos aos nossos leitores nas redes sociais o que mais lhes preocupava na área da Educação. Ficamos surpresos com a frequência de menções a um tema que, por mais que fosse conhecido, não vinha ganhando tanta atenção: a violência contra os professores.

O tema será assunto de uma série que abre a cobertura da BBC Brasil das eleições de 2014. Pretendemos discutir grandes temas do debate político nacional dialogando com as redes sociais em todas as etapas do processo de produção das reportagens.

Nesse novo modelo de cobertura, BBC Brasil vai explorar ao máximo as ferramentas de interação com o público e convidar o leitor para participar não apenas da geração ideias, mas também da procura por histórias inéditas, do debate por soluções e da busca por repercussão.

"Nossa presença ativa nas redes sociais, por meio do projeto #salasocial, nos proporcionou um tesouro de informações às quais não tínhamos acesso. Não vamos ignorar ou desperdiçar isso. Pelo contrário, vamos fazer dessa colaboração com o público a força da nossa cobertura", disse Silvia Salek, diretora de redação da BBC Brasil.

Por meio de um diálogo mais ativo em redes como Twitter, Facebook e Google+, buscamos adaptar nossa maneira de fazer jornalismo, identificando temas – e maneira de abordar esses temas – que respondam aos anseios do nosso público.

Casos específicos, como o de uma professora da rede pública em São Paulo, que chegou a tentar o suicídio por duas vezes após ser vítima de agressões de alunos, são o ponto de partida para discutir a desvalorização do magistério, o impacto que isso tem sobre a qualidade do ensino no país e o que propostas existem para combater esse problema.

"Nosso objetivo é criar uma pauta que não se resuma à denúncia de um problema, mas à discussão aprofundada das causas e das soluções. Queremos ocupar um espaço mais construtivo no debate por um Brasil melhor", concluiu Salek.

Leia aqui:

'Professores reclamam mais do medo que do salário', diz psiquiatra
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140818_salasocial_eleicoes_educacao_psiquiatra_rs.shtml

Professora tenta suicídio duas vezes após agressões consecutivas de alunos
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140818_salasocial_eleicoes_educacao_perfil_professora_rs.shtml

Escolas, alunos e professores 'não falam mesma língua'
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140820_salasocial_eleicoes_educacao_contexto_rs.shtml

 

BBC - 25/08/2014 - Redações da BBC Brasil em Londres e São Paulo
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011