APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Sex, 07 de Junho 2019 - 22:02

Servidores são roubados duas vezes em 24h em frente a escola em SP

G1 Santos

 
De acordo com funcionários, Unidade Municipal de Ensino em Cubatão (SP) é alvo de roubos há cerca de dois anos.
 
Funcionários de uma escola municipal em Cubatão (SP) foram assaltados duas vezes na mesma semana. A Polícia Civil confirmou a informação ao G1 nesta quinta-feira (6) e afirmou apurar os casos. Segundo relatos, a instituição vem sendo alvo frequente de assaltos há cerca de dois anos.
 
Os crimes ocorreram em frente a Unidade Municipal de Ensino Professor Doutor Luiz Pieruzzi Netto, localizada no bairro Vila Nova. De acordo com funcionários, já ocorreram outros furtos e roubos também dentro da escola e nas proximidades do local.
 
Nos últimos assaltos, os bandidos abordaram um professor de 69 anos na garagem da escola. O crime ocorreu nesta terça-feira (4), quando eles ameaçaram o docente e fugiram com o veículo. Um dia depois, outra funcionária teve a bolsa roubada no momento em que chegava na instituição.
 
Outros casos
De acordo com relatos de funcionários, que preferiram não se identificar, entre os anos passado e retrasado, já houve televisão, instrumentos musicais, fios elétricos, equipamentos eletrônicos e caixas de luz roubados. Em uma das vezes, duas professoras foram ameaçadas com faca no período da tarde.
 
Neste ano, a unidade já teve o furto de um botijão de gás e o roubo de uma motocicleta de um docente. Também ocorreu uma invasão de um suspeito no período da manhã, que, segundo relatos, não chegou a levar nenhum pertence da escola na ocasião.
 
Prefeitura
A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão informam ao G1 que solicitaram imediatamente a ampliação do horário de patrulhamento na escola para que tenha início às 6h da manhã.
 
Essa patrulha, de acordo com a administração, é realizada por policiais da Operação Delegada, fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo (via Polícia Militar) para que agentes voluntários da PM reforcem o policiamento.
 
Ainda de acordo com a Prefeitura de Cubatão, todas as escolas do município contarão com monitoramento eletrônico por meio de câmeras. O processo está em fase de licitação.
 
Segurança
A Polícia Civil confirma que a delegacia registrou os dois casos recentes envolvendo a unidade escolar e ambos estão em investigação. A equipe afirma preparar a oitiva das vítimas para eventual reconhecimento fotográfico e busca por imagens de circuito interno que possam auxiliar nos trabalhos.
 
A ação preventiva, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em conjunto com o trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil, possibilitou que, de janeiro a abril deste ano, fossem presas em flagrante 8 pessoas e fossem recuperados 6 veículos, na região do 3°DP de Cubatão, delegacia da área.
 
Em nota, a 4ª Companhia do 24°BPM/I afirma que realiza ações constantes na área no combate a todo tipo de crime contra o patrimônio. O policiamento ostensivo é realizado por meio de planejamento estratégico, sendo intensificado a partir da análise dos índices criminais.
 
Além disso, o trabalho da Ronda Escolar, nos horários de entrada e saída da escola, é desenvolvido por policiamento na região por meio de diversos programas como Rocam, Força Tática, Policiamento Comunitário e Radiopatrulhamento.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011