APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Qui, 28 de Março 2013 - 15:01

Vídeo mostra briga entre alunas em banheiro de escola em Ribeirão Preto

Mulher denuncia que sobrinha foi agredida e ameaçada por colegas de sala. Diretoria de ensino alega que desconhecia situação e punirá responsáveis.

Uma moradora de Ribeirão Preto (SP) denuncia casos de violência entre estudantes dentro da Escola Estadual Professora Jenny Toledo Piza Schoroeder, na Zona Norte da cidade. Um vídeo gravado pela sobrinha da mulher, que estuda na instituição, mostra duas adolescentes brigando dentro do banheiro e sendo incentivadas por colegas que assistem à confusão. A Diretoria Regional de Ensino informou que vai apurar o caso e punir os responsáveis.

A dona de casa, que pediu para não ser identificada, disse que a sobrinha começou a estudar na escola em janeiro deste ano e tem relatado brigas diárias tanto em sala de aula, como no pátio. A garota também teria sido agredida e ameaçada por outros estudantes. Por isso, a família quer transferi-la para outro colégio.

"Estamos com medo do que possa acontecer. Não tem como estudar em um lugar como esse", reclama a mulher, que incentivou a garota a registrar as confusões entre os alunos. As imagens gravadas pelo celular da jovem mostram duas estudantes se agredindo com empurrões, socos, chutes e puxões de cabelo, enquanto são incentivadas por colegas que assistem à briga.

"No horário da saída, os adolescentes também ficam encostados no muro ao lado do portão vendendo drogas. Um menino de 10 anos chegou a oferecer maconha para meu marido. É triste ter que deixar o seu filho em uma escola assim, a falta de segurança é muito grande."

Histórico de violência
Esse não é o primeiro caso de agressão registrado na Escola Estadual Jenny de Toledo Piza Schoroeder. Em setembro de 2009, um aluno levou duas facadas, uma na cabeça e outra na nuca, durante uma discussão com outro estudante. O desentendimento aconteceu porque os dois queriam sentar na mesma carteira. No dia da briga, a escola suspendeu as aulas e o adolescente agressor foi levado para a Fundação Casa.

Estado
A diretora regional de ensino, Simone Maria Locca, assistiu as imagens da briga e classificou o fato como "absurdo", destacando que desconhecia a situação. "Esse fato nunca chegou ao conhecimento da diretoria."

Segundo a Simone, uma equipe de supervisores visitará a escola para apurar os fatos e acompanhar a situação. "Ninguém vai se eximir da responsabilidade. Iremos apurar todo o caso, identificar os envolvidos e chamaremos os pais para que as medidas necessárias sejam tomadas", disse.

Rondas
A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que a ronda escolar é feita normalmente em todas as escolas de Ribeirão Preto. Em nota, a PM comunicou que o policiamento é intensificado nos horários de entrada e saída e também nos intervalos. "Com relação as brigas no interior da escola, a polícia precisa ser acionada pela diretoria para poder intervir."

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011