APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Observatório da Violência

Observatório da Violência

Voltar

Sex, 25 de Agosto 2017 - 17:44

Violência contra professor preocupa Apeoesp

Por: Ivan Ambrósio - Folha da Região (Araçatuba) - 24.08

 
44% dos profissionais já sofreram ataque verbal ou psicológico
 
A agressão ocorrida contra uma professora de 51 anos, na última segunda-feira (21), em Santa Catarina, é só a ponta do iceberg de um problema que afeta toda a educação brasileira. Levantamento feito pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), com base em dados de 2013, apontou que 44% dos professores estaduais já sofreram algum tipo de violência verbal ou psicológica e 9% dos profissionais foram agredidos por alunos em sala de aula.
 
Os dados foram divulgados pela presidente da entidade, Maria Izabel Azevedo Noronha, durante visita na quarta-feira (23) na região de Araçatuba. Segundo ela, os números, além de serem alarmantes, são resultados da falta de ações governamentais. “Isso mostra que a autoridade do professor não existe mais e que a existência de um profissional mediador desempenha um papel muito importante nos conflitos que venham a ocorrer na sala de aula”, disse.
 
Ela acrescentou que, antes, os casos de agressão aconteciam em grandes municípios e regiões metropolitanas, mas que, com o passar dos anos, esse cenário chegou ao interior. “É uma situação que merece reflexão, pois a escola é para educar. Se continuar assim, os professores precisarão aprender artes marciais para poder lecionar e se defender das agressões”, explicou.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011