APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qui, 17 de Novembro 2011 - 16:46

A boa escola no discurso da mídia

A pesquisa tem o mérito de investigar a história recente dos agentes da educação no País, utilizando o discurso da revista como fonte de representação de importante parcela da sociedade brasileira. É um recorte peculiar da história imediata da educação, produzida pelos efêmeros produtos da cultura da mídia.

Por: Professor Geraldo Sabino Ricardo Filho

A boa escola no discurso da mídia

Originalmente apresentada como dissertação de mestrado na UNESP de Araraquara, a pesquisa “A Boa Escola no Discurso da Mídia”, do professor Geraldo Sabino Ricardo Filho, tornou-se o primeiro título da Coleção Teses Premiadas da Editora Unesp, em 2005.

Utilizando a Revista Veja como fonte documental, o professor avaliou 243 matérias publicadas entre 1995 e 2001 para analisar a formação de consenso acerca do ideal da ‘boa escola’, institucionalizado pelo Estado brasileiro e vulgarizado pela imprensa.

A pesquisa tem o mérito de investigar a história recente dos agentes da educação no País, utilizando o discurso da revista como fonte de representação de importante parcela da sociedade brasileira. É um recorte peculiar da história imediata da educação, produzida pelos efêmeros produtos da cultura da mídia. A lógica do marketing e as disputas no campo jornalístico são os motivadores da cobertura dos assuntos relacionados ao ensino. O autor revela que o objeto boa escola é um slogan em uma publicação como a Revista Veja, servindo essencialmente à construção de uma rede de legitimidade para as propostas de reforma educacional que encontram seu lado institucional nos projetos levados adiante pelo Ministério da Educação, durante a gestão de Paulo Renato de Souza. Trata-se de um minucioso trabalho que desvenda para a comunidade acadêmica e escolar os mecanismos que tornam possível a criação de consensos. Professor efetivo na rede estadual paulista há mais de 15 anos, Geraldo Sabino acredita que “a cultura da mídia é forte e é o principal meio de formação, por isso, o debate sobre tal cultura não deveria ser realizado entre mídia ‘progressista’ ou ‘mídia conservadora’, mas sobre a produção de consensos na área”.

A Boa Escola no Discurso da Mídia integra a Coleção Teses Premiadas da Editora UNESP. Contatos com o autor através do e-mail gesari@uol.com.br

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011