APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Acessar Cadastre-se

Teses e Dissertação

Voltar

Sex, 02 de Fevereiro 2024 - 15:34

A noção de competência nos currículos de Ensino Médio é examinada em mestrado na USP

Professor de Sociologia da rede pública paulista desde 2009, Kassiano César de Souza Baptista dedicou-se a pesquisar a noção de competências nos currículos do Ensino Médio.

Por: Ana Maria Lopes

 
 
A dissertação  "O Ensino Médio paulista entre 2007 e 2020: marcas da noção de competências" foi apresentada à Faculdade de Educação da USP, no final do ano passado. Nela, o professor define como pergunta-problema exatamente a concepção da Secretaria Estadual da Educação na elaboração do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e do Currículo Paulista, os dois documentos apresentados no período pesquisado.
 
"Era uma inquietação pessoal e coletiva a investigação das nuances curriculares", explica o professor. A institucionalização de um currículo oficial baseado em competências foi uma das políticas do PSDB na Educação Pública, durante 27 anos.
 
O pesquisador comparou no trabalho as diferentes abordagens adotadas para a noção de competências, "reconhecendo continuidades, mudanças e aprofundamentos, discutindo-as à luz dos contextos político, econômico e social mais geral da história recente do Brasil e de São Paulo".
 
O aporte teórico do mestrado baseou-se em dois campos de pesquisa: "os estudos sobre o currículo, basicamente as contribuições de Gimeno Sacristán e Michael Young; e os estudos acerca da noção de competências em suas distintas perspectivas.".
 
O professor destaca que parte dos autores que dão suporte teórico ao trabalho são contrários ao aperfeiçoamento da reforma do Ensino Médio, realizada durante o governo de Michel Temer.
 
"Defendemos a revogação desta reforma, para discutir coletivamente as ações, levando em consideração os sujeitos sociais que estão na escola e as diversas realidades brasileiras", conclui o pesquisador.
 
O mestrado do professor Kassiano César de Souza Baptista está disponível para download na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-06092023-101054/pt-br.php
 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011