APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Ter, 18 de Agosto 2015 - 14:58

Contadora de histórias apresenta doutorado sobre o poder das narrativas na formação pedagógica

Por: Ana Maria Lopes - APEOESP - 18/08/2015

O uso de narrativas ficcionais na formação pedagógica é o tema da tese de doutorado da professora e contadora de histórias Fabiana de Pontes Rubira. "Dançando com o Minotauro nas Noites: narração de estórias e formação humana" é o título da pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educação da USP, sob a orientação do professor Marcos Ferreira Santos.

Fabiana atua como contadora de histórias desde 2001 e, através do trabalho, passou a pesquisar as narrativas da tradição oral e a importância dos contadores de histórias na formação do ser humano.

A tese foca em personagens que representam o mito, como Sherazade (do conto árabe As mil e uma Noites), Ariadne (filha do rei Minos, na lenda grega do Minotauro) e Inanna (personagem de um mito sumério). "São contadoras que conseguiram passar suas mensagens através de histórias, como por exemplo, Sherazade, que decidiu contar histórias ao sultão Schahriar na tentativa de fazê-lo parar de matar todas as jovens com as quais se deitava", explica Fabiana.

A partir destas personagens, a pequisa aponta as narrativas como ferramentas de reflexão, até mesmo na Bíblia, que relata que Jesus pregava a seus seguidores através de parábolas.

A pesquisadora atua também como educadora em cursos de graduação para formação de professores e no Lab_Arte, o Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura da FEUSP. Nos dois trabalhos, fábulas, lendas e parábolas são utilizadas para auxiliar os futuros educadores na prática profissional.

"As histórias não só auxiliam na relação entre alunos e professores, como proporcionam uma experiênica pedagógica humanizadora porque falam direto à alma, e têm um efeito educativo que vai muito além do que as pessoas podem acreditar ou acreditam sobre o que é educação”, explica Fabiana Rubira.

A tese de 296 páginas tem como referência o trabalho de teóricos como os mitólogos Joseph Campbell e Mircea Eliade que, assim como a pesquisadora, defendem a importância das histórias antigas como patrimônio da humanidade, resultado das lembranças acumuladas de geração a geração.

A história viaja, cruza todos os continentes do mundo, atravessa eras e nos conecta com todo mundo que veio antes e com quem virá depois. Esse processo integra o ser humano à cultura e abre as portas para outras áreas do conhecimento", conclui a pesquisadora, que dedica o seu doutorado à Sherazade, a tecelã das noites.

SERVIÇO: A íntegra da tese de doutorado "Dançando com o Minotauro nas Noites: narração de estórias e formação humana" está na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP: www.teses.usp.br

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011