APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qua, 30 de Março 2016 - 15:17

Doutorado avalia cobertura do Saresp no Jornal da APEOESP e Folha de S. Paulo

Por: Ana Maria Lopes

O Jornal da APEOESP é um dos focos da tese de doutorado que o professor Jaime Farias Dresch apresentou à Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Carlos "A impressão do consenso: uma análise político-epistemológica do SARESP na Folha de São Paulo e no Jornal da APEOESP" é o título da tese de 226 páginas, cuja pesquisa ilustra as diferentes orientações de veículos bem distintos no universo da comunicação social.

A pesquisa tem como base os textos dos referidos jornais relacionados ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). A seleção dos textos foi delimitada ao período entre 1995, início do governo de Mario Covas, que implantou o SARESP e 2010, último ano do governo de José Serra.

Vale ressaltar que a delimitação deste período corresponde ao período dos quatro primeiros mandatos consecutivos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no governo de São Paulo. Por isso, a instauração do discurso da reforma neoliberal também foi alvo da pesquisa.

Jaime Farias utilizou como fundamentação teórica noções foucaultianas como as de poder, enunciado, discurso e regime de verdade."O estudo busca identificar na relação política/imprensa os enunciados considerados 'verdadeiros' sobre o SARESP", explica o pesquisador que idenificou e descreveu, em sua bem elaborada tese, as estratégias discursivas formadas no ponto de cruzamento entre as práticas da mídia e as práticas de governo.

Em um comparativo didático, sob medida para um estudante de Jornalismo, Jaime Farias explica as diferenças de abordagem do Saresp em um jornal comercial, cujas atividades estão fundamentadas na lógica empresarial, e um veículo de informação sindical, dedicado à defesa dos direitos da categoria.

"O jornal cumpre um papel importante na reprodução material do próprio sindicato, na medida em que busca informar e mobilizar a categoria docente, prestar contas de suas atividades reivindicatórias e atrair novos sócios", define o pesquisador em um trabalho que mobiliza aspectos de três campos do saber: a imprensa, o governo e a educação.

Segundo Jaime Farias, a articulação entre estes três 'saberes' evidencia a complexidade do jogo de poder em meio ao qual se efetivam determinadas práticas sociais."O discurso compreende enunciados relacionados à valorização da eficiência e da inovação, mas também enunciados de resistência", explica o pesquisador que destaca na conclusão da tese, a cobertura do Jornal da APEOESP de ações que garantam que os professores não sejam prejudicados na contabilização dos resultados do exame e no pagamento de bonificações.


SERVIÇO: A tese "A impressão do consenso: uma análise político-epistemológica do SARESP na Folha de São Paulo e no Jornal da APEOESP" está publicada na íntegra na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de São Carlos: www.bco.ufscar.br. Contatos com o autor, através do e-mail jaimefariasdresch@gmail.com

...

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011