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Sáb, 26 de Julho 2014 - 14:08

Doutorado na USP avalia pedagogia da emancipação, educação e direitos humanos no Brasil

Por: Ana Maria Lopes

A Educação em Direitos Humanos é o foco das pesquisas do sociólogo Fernando Vicente Vivaldo, que defendeu no último mês de março a sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da USP, cujo título é "Educação em Direitos Humanos e Teoria Crítica: por um projeto emancipatório".

Orientado pela professora Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares, o sociólogo deu continuidade às pesquisas iniciadas com o seu mestrado "Educação em Direitos Humanos: abordagem histórica, a produção e experiência brasileira", concluído em 2009.

"O presente trabalho trata de democracia, direitos humanos e educação, a partir de uma perspectiva teórica sugerida por autores identificados com a Teoria Crítica", explica Vivaldo.

A tese de 213 páginas é dividida em três capítulos: direitos humanos e mudanças na sociedade brasileira; a teoria crítica e os sentidos da emancipação e a educação em direitos humanos enquanto projeto emancipatório.

O autor trabalha o conceito de Educação como formação para o exercício de uma vida plena, com autonomia e liberdade, assim como a realização do princípio fundamental dos direitos humanos, que é a dignidade.

Segundo Vivaldo, "a pesquisa parte também de uma avaliação sobre o Brasil real, suas potencialidades tão grandes quanto os problemas cruciais das desigualdades sociais e regionais e, acima de tudo, a permanência do poder oligárquico e de costumes e mentalidades herdeiros de uma história marcada a ferro e fogo por séculos de escravidão.".

Os pressupostos que nortearam o doutorado de Fernando Vicente Vivaldo são: i) democracia e direitos humanos são indissociáveis, um não existe sem o outro e ambos são processos históricos e dinâmicos; ii) o fundamento dos direitos humanos é o reconhecimento da dignidade intrínseca a todo ser humano; iii) falar em emancipação supõe, sempre, a ampliação e o aprofundamento de democracia e da cidadania ativa; iv) a pedagogia da emancipação exige a ação do Estado (políticas públicas que garantam a vida digna para todos) mas também a atuação da sociedade em termos de valorização da comunidade e do acesso aos bens e serviços culturais, tanto como fruição como quanto produção.

O interesse do autor pela temática da democracia e dos direitos humanos surgiu nas aulas de Ciências Sociais da Unesp de Araraquara. "Mas foi ao ingressar na Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP que o interesse inicial tornou-se convicção, porque percebi que se a Educação não pode tudo, sem ela não se pode nada", conta Vivaldo.

Na conclusão da pesquisa, o autor defende a priorização de um ensino voltado para a construção de sociedades democráticas e humanas, que resgatem a memória histórica dos direitos humanos e rompam com a cultura do silêncio e da impunidade.

SERVIÇO: A íntegra da Tese "Educação em Direitos Humanos e Teoria Crítica: por um projeto emancipatório" está disponível na Biblioteca Digital da USP: www.teses.usp.br.

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