APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Seg, 17 de Junho 2013 - 13:55

Doutorado sobre a saga dos professores que escreveram a História da APEOESP chega às livrarias

Por:

O doutorado sobre a História da APEOESP, defendido pelo professor Ricardo Pires de Paula na UNESP, acaba de chegar às livrarias. "Uma História da APEOESP (1945-1989): entre o sacerdócio e a contestação", da Editora Paco, foi lançado no dia 07 de junho.

Trata-se um dos mais abrangentes trabalhos sobre a História da APEOESP, apresentado pela editora como "uma emocionante leitura que leva você a conhecer a saga dos professores que tiveram que se adaptar às transformações sociais ocorridas no País na segunda metade do século XX, retratando uma página significativa da história da educação brasileira".

O livro é resultado do doutorado apresentado em 2007 à Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis pelo doutor em História, ex-conselheiro da APEOESP e professor da Unesp, Ricardo Pires de Paula. O trabalho foi destaque na seção Teses e Dissertações do site do sindicato.

O professor pesquisou publicações e documentos do acervo do próprio sindicato, jornais da época e textos produzidos pelas diversas tendências políticas que atuam ou atuaram na entidade, além da produção acadêmica e livros que abordam direta ou indiretamente o movimento dos professores.

Entre os momentos marcantes desta história, as disputas em torno do primeiro Estatuto do Magistério, a criação da fugura do Representante de Escola da APEOESP no final de 1982 e a luta em defesa da redemocratização do País.

"Vivenciar uma paralisação serviu para que certas concepções acerca do trabalho do professor fossem questionadas. Ensinar deixava de ser uma missão sagrada, executada por alguém que abriria mão de possíveis compensações materiais, e passava a ser vista como uma profissão, desempenhada por um profissional que reivindicava tal qual qualquer outra categoria de trabalhadores", diz o autor sobre o primeiro capítulo desta história: as passeatas no final dos anos 50 e a ação grevista inaugural do Magistério, em 1963.

Em entrevista durante o lançamento do livro, o autor apontou um dos diferenciais da sua pesquisa acadêmica e da obra que ela resultou. "O livro reconstitui a trajetória sindical a partir de uma nova abordagem, que inclui também o período anterior a 1978", explica Ricardo Pires.

O doutorado está disponível na Biblioteca Digital da Unesp: http://unesp.br/bibliotecadigital/. "Uma História da APEOESP (1945-1989): entre o sacerdócio e a contestação", da Editora Paco, está nas principais livrarias.

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011