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Qui, 17 de Novembro 2011 - 18:42

Educação: campo de luta analisa Congressos da APEOESP

A Professora Reni Gomes da Silva, membro da Diretoria Estadual da APEOESP, desenvolveu sua pesquisa de mestrado na PUC-SP com o objetivo de analisar os temas educacionais discutidos nos Congressos do sindicato na última década. O resultado é a tese ?Educação: campo de luta - um estudo sobre os Congressos do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - APEOESP (1997-2006)?, apresentada e aprovada pela Universidade no dia 31 de março.

Por: Professora Reni Gomes da Silva, mestre pela PUC-SP

Educação: campo de luta analisa Congressos da APEOESP

A Professora Reni Gomes da Silva, membro da Diretoria Estadual da APEOESP, desenvolveu sua pesquisa de mestrado na PUC-SP com o objetivo de analisar os temas educacionais discutidos nos Congressos do sindicato na última década. O resultado é a tese “Educação: campo de luta - um estudo sobre os Congressos do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - APEOESP (1997-2006)”, apresentada e aprovada pela Universidade no dia 31 de março.

O trabalho de aproximadamente 200 páginas investiga a preocupação do sindicato em formular políticas educacionais para a sociedade. A pesquisa analisa as Resoluções dos 16º ao 21º Congressos Estaduais da APEOESP, realizados entre os anos de 1997 - após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - e 2006.

A autora escolheu analisar os Congressos porque, de acordo com o Estatuto da APEOESP, estes são as instâncias máximas de deliberação da entidade e têm o objetivo de avaliar a situação do sindicato, deliberar sobre as metas e linhas de ação para o período seguinte, fixando as diretrizes a serem adotadas no campo educacional e cultural e promovendo, se for o caso, alterações estatutárias.

Após o exame do material produzido por seis congressos, foram sistematizados setenta temas em três grandes categorias relativas a diferentes dimensões das políticas educacionais, a saber: organização do trabalho pedagógico na escola; financiamento, gestão e organização do sistema educacional e formação profissional, carreira e condições de trabalho. Além da grande diversidade dos temas tratados, a análise desse material permitiu concluir que as formulações e proposições melhor elaboradas são aquelas que envolvem a luta por melhores condições de trabalho e de salário e que as políticas educacionais que se referem ao dia-a-dia da sala de aula (ou aqueles temas que envolvem as questões didático/pedagógicas) são tratadas como forma de responder ou propor alternativas às medidas implementadas pelos governos estadual e federal do período.

No anexo da dissertação, a autora disponibiliza a ampla sistematização das posições da entidade sobre cada tema, expondo as posições do sindicato e o tratamento dado a cada assunto ao longo dos Congressos do período.

A dissertação pode ser acessada na Biblioteca Digital da PUC: www.pucsp.br/biblioteca

Contatos com a autora através do e-mail renigsilva@gmail.com

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