APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Ter, 27 de Setembro 2016 - 15:34

Escola de Franca é foco de mestrado que apresenta estudo de caso sobre motivos da evasão no Ensino Médio

Por: Ana Maria Lopes

 

Um dos principais gargalos da Educação no País, o Ensino Médio foi tema de um estudo de caso na Unesp de Franca. O professor Helton Luis da Silva apresentou em fevereiro a sua dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas: 'Caminhos e descaminhos da Educação Brasileira: um estudo dos problemas que motivam a evasão escolar no Ensino Médio no município de Franca'

Formado em Música e Pedagogia, o professor averigua em seu trabalho quais os problemas relacionados à evasão escolar no Ensino Médio, entre os anos de 2009 e 2013 no município de Franca. A pesquisa foca o olhar do aluno sobre o Currículo do Estado de São Paulo.

A escola alvo do estudo é a EE Suely Machado da Silva, localizada no Jardim Brasilândia, na Zona Leste de Franca. Inaugurada em 1984, a escola oferece Ensino Fundamental II (6º a 9º anos) e Ensino Médio (1º, 2º, 3º anos) nos três períodos.

As respostas obtidas em um questionário previamente aplicado a um grupo de 82 alunos desta escola revelam a relação destes estudantes com o ambiente escolar, os docentes, a direção e outros aspectos relevantes ao processo educacional.

"A pesquisa dá uma visão de uma política pública educacional efetivada em 2009, abalizada pelos discentes, que são agentes primários na discussão. O trabalho apura a relação entre escola/aluno/trabalho e analisa os índices coletados, do ponto de vista qualitativo e quantitativo", explica o professor.

O mestrado traz uma análise dos princípios orientadores para a prática educativa do Currículo do Estado de São Paulo e também de outros importantes documentos. O autor fez um levantamento bibliográfico, de dados institucionais de órgãos como o SEADE, Fundação Perseu Abramo, Prodesp, Gedae e outros.

Nas 231 páginas de sua dissertação, Helton Luis da Silva aborda temas muito familiares aos professores, como o conceito de escola democrática, o grau de pertencimento dos estudantes ao ambiente escolar e os dilemas juvenis, como trabalhar e estudar ou abandonar a escola no Ensino Médio.

Para o pesquisador, a escola pública é o palco principal deste enredo e depende efetivamente de políticas que possam contribuir com os anseios sociais e promover a articulação de toda a comunidade.

"Nesse sentido, escola, família, comunidade tornam-se atores envolvidos na formulação, implementação e avaliação de agendas políticas notórias", defende o autor.

 

SERVIÇO: "Caminhos e descaminhos da Educação Brasileira: um estudo dos problemas que motivam a evasão escolar no Ensino Médio no município de Franca", do professor Helton Luis da Silva está disponível no Repositório Institucional da Unesp: http://hdl.handle.net/11449/136393

 
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011