APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qua, 07 de Agosto 2013 - 15:46

Fotografias do Império e começo da República ilustram doutorado sobre rede pública de ensino

Por:

Professora desde a década de 70, Maria Aparecida Morais Lisboa é autora da tese "A política dos coronéis e o ensino público primário em Angatuba-SP (1870-1930)". Resultado da sua pesquisa de Doutorado em Educação, a tese de 1.108 páginas foi apresentada à Unicamp em 2008.

O estudo analisa a estruturação e a evolução da rede pública de ensino primário em Angatuba, município localizado a 210 quilômetros da capital paulista. Segundo a pesquisadora, esta evolução do ensino esteve diretamente relacionada à atuação de famílias detentoras do poder político local durante o final do Império e o período da Primeira República.

"Nesse contexto, relacionou-se o poder político, a sociedade e a educação no processo de instalação das primeiras escolas públicas na localidade", explica a professora que utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa nas Ciências Sociais e na Educação e a história oral aliada ao estudo das fontes escritas e de imagens para analisar as articulações e influências diretas dos poderes político e econômico que se manifestaram no espaço educacional.

O estudo evidencia os processos de educação formal vivenciados pelos grupos sociais da época. A Escola Normal Peixoto Gomide, localizada em Itapetininga, a aproximadamente 50 quilômetros de Angatuba, foi palco deste processo social retratado no doutorado da professora Maria Aparecida Morais.

Além de ter sido a mais importante formadora de educadores de toda a região que abrange Angatuba e Itapetiniga, a Escola também formou advogados, coronéis, prefeitos e outros profissionais que se tornaram figuras influentes no Estado de São Paulo, durante o final do Império e a Primeira República.

"A necessidade da instrução para a formação cultural das 'famílias políticas', as estratégias de reprodução como forma de reconversão de capital transformaram a Escola Peixoto Gomide em importante mantenedora do capital escolar que agregaria às parentelas uma profissão de status, mantendo-se também a dominação política com base no nível local e regional", explica a pesquisadora que, em seu Mestrado, também estudou trajetórias familiares em Angatuba.

O estudo "Viver na intersecção de culturas: trajetórias de famílias imigrantes italianas em Angatuba" também foi desenvolvido na Faculdade de Educação da Unicamp. O doutorado de Maria Aparecida Morais Lisboa é recheado de fotografias que retratam o final do Império e o início da República em São Paulo.

SERVIÇO: O doutorado "A política dos coronéis e o ensino público primário em Angatuba-SP (1870-1930)", de Maria Aparecida Morais Lisboa, está publicado na Biblioteca de Teses e Dissertações da Unicamp:

www.bibliotecadigital.unicamp.br/

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011