APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qui, 06 de Setembro 2012 - 16:18

Inclusão escolar de crianças com psicose é analisada em mestrado na USP

Por:

A psicanalista Izabel Ramos de Abreu Kisil analisou, em seu mestrado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP, como crianças com diagnóstico de psicose assimilam as informações obtidas no ambiente escolar. “Como você sabe?: o conhecimento e o saber na psicose infantil” é o título da dissertação de 184 páginas, que já está disponível na Biblioteca Digital da Universidade.

A partir dos casos clínicos de dois dos seus pacientes com psicose infantil, a pesquisadora descobriu que crianças psicóticas são capazes de construir um conhecimento muito particular. Em seu trabalho, Izabel Abreu avalia também como acontece a inclusão escolar destas crianças.

“São garotos que produzem o conhecimento de modo particular já que se relacionam com a linguagem e nossas referências culturais de um modo particular também”, explica a psicanalista, referindo-se a iniciativas incomuns entre outros estudantes, como anotar todos os dias a temperatura e traçar mapas e rotas de ônibus.

Uma frase do jornalista francês Gilles Lapouge na introdução do trabalho dá a pista da questão: “Os primeiros geógrafos eram (…) gente que se perdia. Saíam de suas grutas, de suas pequenas moradias, e se perdiam. Daí passaram a rabiscar croquis para entender a situação.”.

Quanto à inclusão escolar desses pacientes, a autora defende a avaliação individual do aluno, já que a presença de uma criança com psicose na sala de aula depende da gravidade de sua condição e do acompanhamento de um psicólogo.

De acordo com Izabel Abreu, algumas crianças com este quadro adaptam-se à rotina escolar, enquanto outras podem se desorganizar muito com as exigências impostas. “O interesse destes pacientes por detalhes, padrões e pela precisão podem fazer deles ótimos pesquisadores”, explica a psicanalista, que destaca a importância do acompanhamento terapêutico.

A inclusão de pacientes com psicose no ambiente escolar é um tema pouco abordado. Por isso, a dissertação de Izabel Abreu pode orientar os professores na percepção de que a construção do conhecimento desses estudantes é diferente do convencional. “Os professores devem ser estimulados a dar sequência às perguntas, às vezes, incomuns, mas que podem conduzir a criança psicótica a diversos outros raciocínios relevantes”, conclui a psicanalista.

SERVIÇO: A dissertação “Como você sabe?: o conhecimento e o saber na psicose infantil”, de Izabel Ramos de Abreu Kisil, está publicada na Biblioteca Digital da USP: www.teses.usp.br

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011