APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Sex, 14 de Setembro 2012 - 18:46

Jornalista apresenta doutorado na USP sobre a imagem dos professores na mídia

Por:

"Quando o professor é notícia: imagens de professor e imagens do jornalismo" é o título da tese de doutorado que a jornalista Kátia Zanvettor Ferreira defendeu, no último mês de julho, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Orientada pelo professor Vojislav Aleksandar Jovanovic, Kátia utilizou a sua experiência como jornalista para pesquisar como a sociedade enxerga o professor a partir das notícias veiculadas sobre a Educação.

Antes do doutorado, a jornalista da Revista Imprensa defendeu mestrado em Educomunicação na Universidade Federal Fluminense, com o tema "Quem Lê Jornal Sabe Mais? - As relações discursivas entre educação e jornal". Ela pesquisou o Programa que o Jornal O Globo realizava em 2006 chamado "Quem lê jornal sabe mais", que incentivava os professores a utilizar o jornal como material pedagógico.

Com a nítida percepção da utilidade das matérias jornalísticas para a educação, a jornalista decidiu aprofundar sua pesquisa sobre a relação entre a imprensa e o universo da educação.
O doutorado de Kátia segue a Análise do Discurso do filósofo francês, Michel Pécheux para compreender como a figura do professor é construída nos meios de comunicação. A pesquisa de 192 páginas confirma a tendência dos jornais de optarem pelas chamadas fontes oficiais e especialistas para falar da Educação, em detrimento do professor que está diariamente na sala de aula.

O resultado desta abordagem é que apesar de as soluções sugeridas pelas autoridades ou pelos especialistas entrevistados fazerem parte do senso comum, como a melhoria de salários e formação, não há avanço.

"O salário e a formação sempre foram bandeiras históricas dos educadores, mas mudam de mãos e nunca são resolvidas", avalia a pesquisadora, que aponta que a exclusão da voz dos professores é frequentemente baseada na sofrível imagem da categoria disseminada pela sociedade: são mal formados, lecionam em muitas escolas e ganham mal.

Segundo a jornalista, "o efeito mais nefasto dessa imagem é a crença por parte dos educadores de que eles são mesmo despreparados para lidar com os alunos, com os conteúdos e com os contextos socioeconômicos. E, se o professor não acredita em si, despreza o próprio trabalho e entra em classe inseguro, o ensino e a aprendizagem fatalmente não terão um bom desempenho.".

Kátia Zanvettor analisou notícias e artigos, publicados entre janeiro de 2009 e janeiro de 2010 na Folha de São Paulo e também notícias publicadas, entre 2006 e 2011, em veículos de informação variados. Sua pesquisa reafirma a concepção do jornalismo como serviço de utilidade pública e a importância do respeito aos preceitos básicos da profissão, como ouvir os diferentes lados de uma mesma história para construir a melhor versão da realidade e outras regras para a apuração das pautas e realização de entrevistas.

Na contramão da construção de uma narrativa jornalística plural, séria e responsável, Kátia encontrou em suas pesquisas textos baseados em apostas prévias. "Muitos jornalistas acreditam que que o professor é um profissional que nunca está pronto, que precisa de uma melhor formação e que, por isso mesmo, não serve muito como fonte confiável de informação para as reportagens”, aponta a jornalista.

O trabalho acadêmico de Kátia desmonstra que há um processo de identificação que marca a relação do jornalista com o especialista consultado para as reportagem de Educação. "Tal processo permite ao primeiro legitimar sua fala pelo traço com o qual se identifica ao outro, limitando a pluralidade e colaborando para que o discurso jornalístico engendre-se em um discurso reacionário e moralizante", analisa a pesquisadora.

Entre as conclusões da tese está a necessidade de novas formas de contextualizar a cobertura em educação. “O jornalista precisa enfrentar a pluralidade que a realidade oferece. Diversidade de assuntos, de fontes, de caminhos para apurar. A ressignificação do jornalismo é papel da academia”, conclui a pesquisadora.

SERVIÇO: O doutorado "Quando o professor é notícia: imagens de professor e imagens do jornalismo", de Kátia Zanvettor Ferreira, está publicado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP: www.teses.usp.br

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011