APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qua, 28 de Abril 2021 - 19:39

Mestrado antecipa o debate sobre as áreas verdes e o ensino indoor

Por: Ana Maria Lopes

Em 2016, o professor João Fernando Pereira Filho apresentou sua dissertação de mestrado na Universidade de Brasília, sem imaginar que o tema de sua pesquisa se tornaria tão essencial para a comunidade escolar, em 2020, com a epidemia do coronavírus.

"Áreas livres: um estudo de percepção dos professores sobre as áreas verdes do entorno predial escolar" analisa o potencial pedagógico do espaço externo, vizinho à sala de aula; áreas que se tornaram ainda mais necessárias, no momento em que ambientes fechados, como as salas de aula, tornaram-se proibitivos e insalubres, frente ao alto risco de propagação do coronavírus.

A pesquisa foi realizada com professoras de uma escola pública com mais de 11 anos de docência. Durante caminhadas pelo entorno da escola, elas relataram dificuldades, sugestões e sensações em relação à área verde. 

"Percebemos que as áreas externas são muito pouco frequentadas e quase nunca usadas como espaço pedagógico", explica o pesquisador, que notou o potencial desperdiçado destes espaços, durante o semestre em que atuou como Professor Coordenador em Oficina Pedagógica de Geografia, na Diretoria de Ensino Norte-2, em São Paulo.

"Constatei, por observação em visita, que a maioria das 71 escolas da região apresentavam suas áreas verdes cercadas, gradeadas, muradas, sem acesso, uso ou qualquer função pedagógica", lamenta o professor.

A dissertação de mestrado de João Fernando Pereira Filho destaca o imenso potencial da área verde para o desempenho cognitivo dos estudantes e as diversas possibilidades que a natureza e as aulas indoor trazem ao processo de ensino-aprendizagem.

SERVIÇO: O autor do trabalho realiza oficinas sobre o tema. A dissertação está disponível para download na Biblioteca da Universidade de Brasília:
https://repositorio.unb.br/handle/10482/20368

Contatos com o professor João Fernando Pereira Filho, através do e-mail:
joaofilhosaopaulo@gmail.com

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011