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Ter, 14 de Março 2017 - 16:13

Mestrado avalia formação do leitor no contexto escolar

Por: Ana Maria Lopes

 
Professora da rede estadual paulista, Sueli Aparecida Racanelli da Silva concluiu em 2016 o seu mestrado em Letras dedicado à Literatura no Ensino Fundamental.
 
A dissertação "A Escolarização da Literatura: ferramenta para a construção do Universo Literário para alunos do ensino fundamental" é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com alunos do oitavo ano da Escola Estadual Orlando Guirado Braga, localizada em Pauliceia, interior de São Paulo.
 
A pesquisadora utilizou como metodologia o processo de produção de um texto, com o desenvolvimento de atividades sequenciadas, como leitura de contos literários com foco nos recursos linguísticos, semânticos e estruturais.
 
"Constatamos, a partir das análises comparativas entre as produções inicial e final, que nosso trabalho com Sequência Didática aplicada ao conto permitiu ao aluno um entendimento dos elementos do texto narrativo", explica a professora.
 
Durante o seu trabalho em sala de aula, Sueli Aparecida observou que poucos alunos falavam quando o assunto era a interpretação de uma obra literária e, na escrita, a turma também não demonstrava familiaridade e conhecimento.
Por isso, ao apresentar o perfil do ensino da Língua Portuguesa e Literatura, a pesquisa aborda questões básicas e essenciais, como o letramento literário na formação de leitor no contexto escolar e a apresentação dos gêneros - conto, fábula, crônica e romance- para este público.
"O ensino da Literatura merece ser repensado, tanto em seu viés histórico quanto ideológico, e desvinculado de práticas pedagógicas que apresentem receitas e modelos que não levam em consideração o caráter específico da linguagem que está sendo trabalhada", defende a professora.
A dissertação apresenta a evolução dos estudantes que participaram do trabalho desenvolvido entre agosto e dezembro de 2015.
"Verificamos uma melhora significativa na escrita, bem como uma expressão oral mais intensa e fundamentada", conclui a pesquisadora, que acredita que a Literatura possibilita ao aluno não apenas caminhos para sua inserção no mundo da leitura e escrita, mas também contribui para o exercício da cidadania e para a formação pessoal dos estudantes.
SERVIÇO: Contato com a professora/pesquisadora Sueli Aparecida Racanelli da Silva, através do e-mail racanellisilva@hotmail.com
 
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