Seg, 26 de Agosto 2019 - 16:08
Mestrado sobre valorização do Magistério, defendido por professora de Taboão da Serra, é publicado em livro
Por: Ana Maria Lopes
A formação continuada e a valorização da carreira docente, pesquisadas pela professora Márcia Regina da Silva para o seu mestrado, são temas também do livro "Formação Continuada e Valorização da Carreira Docente", que ela lançou recentemente pela Editora Appris.
"Além de fazer uma leitura da formação continuada no Brasil, a pesquisa aponta quais as impressões dos docentes sobre os mecanismos de evolução acadêmica e não acadêmica, a prova mérito e a bolsa mestrado/doutorado", explica a professora.
A pesquisa para a tese, que retratou as impressões dos docentes do município de Taboão da Serra, foi desenvolvida na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, em uma parceria com a Fundação Perseu Abramo.
A pesquisadora abre sua tese de 185 páginas com uma frase de Paulo Freire, que traduz não apenas o objetivo do seu trabalho, mas também os ensinamentos que conduzem a atuação docente: "quanto mais penso na prática educativa, reconhecendo a responsabilidade que ela exige de nós, tanto mais me convenço do dever nosso de lutar no sentido de que ela seja realmente respeitada"
Márcia Regina utilizou a experiência dos seus 30 anos de Magistério Público para avaliar os avanços e retrocessos de políticas adotadas em diferentes gestões. "A pesquisa indica que, neste período, os docentes buscaram enriquecer sua formação para preencher as lacunas que restaram da graduação e também superar as condições, muitas vezes, inóspitas das salas de aula da rede estadual paulista.".
Os relatos dos professores entrevistados durante o trabalho revelam que as reivindicações pela valorização do Magistério exigem atenção às condições objetivas em sala de aula, à percepção social da carreira e ganho salarial. "A atual legislação é considerada insuficiente para garantir a merecida valorização", conclui a pesquisadora, que utilizou entre suas referências estudos, artigos e informativos produzidos pela APEOESP.
"O docente procura saídas para suas angustias ou mesmo para aprimorar sua prática em sala de aula. A busca pela formação continuada, além do objetivo de alcançar ganhos salariais, está vinculada ao fortalecimento do Magistério, que não foi conquistado pelas políticas de formação implantadas, ou não, pelos recorrentes governos do PSDB em São Paulo", analisa.
Livro e tese de Márcia Regina da Silva confirmam que são as bandeiras de luta pela profissionalização, e não o dito vocacionado, que fortalecem os professores. "Para o trabalho docente ser realizado, são necessárias condições de formação, número de alunos em sala de aula, condições físicas da unidade escolar, dispositivos que permitam ao docente atualizar seus conhecimentos, o direito a uma carreira atrativa, tanto financeira quanto socialmente, que seja interessante aos jovens e valorize sobretudo os profissionais que não estão mais na ativa", resume a pesquisadora.
SERVIÇO: A tese "Formação continuada e valorização da carreira docente na rede estadual de ensino de São Paulo: as impressões dos docentes do município de Taboão da Serra" deu origem ao livro do mesmo nome, publicado pela professora Márcia Regina da Silva pela Editora Appris. Contatos com a autora, através do e-mail marciataboao@gmail.com