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Qua, 04 de Abril 2012 - 13:17

O Ensino da Física é o tema do mestrado do professor Renato Pugliese

"Consumindo a Física na escola básica: a sociedade do espetáculo e as novas propostas curriculares" analisa a proposta curricular adotada pelo Governo do Estado de São Paulo e também os livros de física oferecidos pelo Programa Nacional de Livro Didático Para o Ensino Médio.

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Professor na rede pública de São Caetano do Sul, Renato Marcon Pugliese conclui em 2011 sua dissertação de mestrado no Instituto de Física da USP. “Consumindo a Física na escola básica: a sociedade do espetáculo e as novas propostas curriculares” analisa a proposta curricular adotada pelo Governo do Estado de São Paulo e também os livros de física oferecidos pelo Programa Nacional de Livro Didático Para o Ensino Médio.

"Analisei com especial atenção a unidade onde fui professor entre 2008 e 2010, na capital paulista. Conclui que tanto a implementação das propostas como a construção dos materiais foram feitas de maneira espetacular (segundo conceito de Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord)", explica Pugliese.

Os textos do escritor e ativista francês Guy Debord fundamentaram as manifestações de Maio de 68, episódio que entrou para a História como um marco da revolução de costumes e pensamentos da década de 60. "A Sociedade do espetáculo" é um dos livros mais conhecidos de Debord e faz uma elaborada crítica à mercantilização dos valores e ideias, que produz desinformação e manipulação.

Mestre em Ensino de Ciências pela USP, o professor Renato Pugliese associou as teorias do pensador francês sobre o caráter espetacular das abordagens aos temas relacionados à Física.

O mestrado é uma análise da implementação e do conteúdo das propostas pedagógicas da disciplina. Participaram da Comissão Examinadora, os professores doutores João Zanetic, também orientador do trabalho, Mikiya Muramatsu e Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno.

Nos seus trabalhos anteriores desenvolvidos no Instituto de Física, Renato Pugliese já havia elaborado outras pesquisas sobre propostas curriculares, como por exemplo "A música popular como instrumento para o ensino da física".

Mais contatos com Renato Marcon Pugliese, autor de “Consumindo a Física na escola básica: a sociedade do espetáculo e as novas propostas curriculares”, através do e-mail

rmpugliese@ig.com.br

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