APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qui, 07 de Janeiro 2016 - 11:50

O papel da Filosofia no currículo do programa 'São Paulo Faz Escola" é tema de Mestrado

Por: Ana Maria Lopes

A análise da concepção política do currículo "São Paulo Faz Escola" e o papel da disciplina de Filosofia é o tema da dissertação de mestrado do professor José Antônio Leandro Filho, apresentada na Universidade do Oeste Paulista.

"Fiz uma pesquisa crítico-interpretativa e adotei como procedimento metodológico a análise de documentos”, explica o professor da EE Drª Isabel Campos,, de Presidente Venceslau.

Educador da rede estadual desde 2006, Leandro Filho iniciou o Mestrado em Educação em 2013. “A pesquisa aponta que a política educacional praticada no Estado de São Paulo enfatiza o discurso de competências e habilidades, em consonância com os cânones do neoliberalismo”, acredita.

Para Leandro Filho, há influências de órgãos regulatórios internacionais na política educacional paulista. “Encontram-se a serviço do capital e privilegiam exclusivamente a Educação voltada ao mercado de trabalho”, denuncia.

Na apresentação do mestrado, o professor constata que o componente curricular de Filosofia torna-se pragmático através de um material que chega pronto para professores e alunos. Por trás dessa lógica não há grandes exigências para que o professor tenha um conhecimento aprofundado e tampouco uma formação sólida, bastando apenas dominar algumas habilidades e técnicas para manusear o material.

Professores e alunos têm ainda uma carga horária muito baixa para aprofundar as diferentes temáticas da Filosofia e, por isso, os conteúdos, muitas vezes, são abordados superficialmente, o que impede que a disciplina possa desenvolver seu caráter crítico e reflexivo”, conclui Leandro Filho.

 

SERVIÇO: Contatos com o pesquisador através do e-mail z2antonio@hotmail.com

 

 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011