APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Seg, 21 de Julho 2014 - 15:30

O problema das águas e a questão ambiental em São Paulo são abordados em doutorado de professor de geografia

Por: Ana Maria Lopes

 

Professor de geografia da rede estadual, o urbanista Paulo Alexandre Gouveia Martins dedicou o seu doutorado ao cada vez mais preocupante tema das águas.

"Manejo de águas pluviais urbanas: a dimensão social de uma questão ambiental na cidade de São Paulo" é o título da tese de doutorado defendida em 2013 na Faculdade de Ciências Sociais da PUC.

O professor da EE Augusto Ribeiro de Carvalho já havia apresentado sua pesquisa na XIV Convenção Internacional de Ordenamento Territorial e Urbanismo, realizada em Havana (Cuba) em 2011.

A situação dos reservatórios, soluções para as enchentes, uso e ocupação do solo são apenas alguns dos temas abordados na pesquisa, que parte da tese de que São Paulo é um exemplo de desigualdade social e dos efeitos nem sempre benéficos das políticas urbanas.

"A cidade é uma metrópole de características globalizadas, mas carrega as marcas de graves débitos sociais que se desenvolveram ao longo de sua história", lamenta o pesquisador, que explica como nos períodos de precipitações, São Paulo torna-se cenário de constantes impactos sociais e econômicos frente aos prejuízos causados pelas inundações.

"O fato está associado, entre outros motivos, a uma expressiva ocupação e impermeabilização do solo e à ocupação das áreas de risco de enchentes, como várzeas e fundos de vales", explica o professor no início da sua tese.

A partir do final da década de noventa, a cidade passou a utilizar como medida de combate às inundações os chamados “piscinões”, grandes reservatórios cuja finalidade é conter os picos de escoamento nos eventos de chuvas.

Para o pesquisador, "este fato está fortemente marcado pela construção do reservatório subterrâneo do Pacaembu. Entretanto, a pulverização da utilização deste dispositivo, em específico na Micro Bacia do Córrego Cabuçu de Baixo, localizada na zona noroeste da cidade, margem direita do Rio Tietê, não têm sido acompanhada pelo mesmo sucesso, algumas lacunas existentes resultam no descontentamento por parte da sociedade e no risco de tornar-se um problema de saúde pública.".

O doutorado do professor Gouveia Martins utilizou, portanto, o estudo de duas intervenções em locais distintos: a primeira em uma área nobre e outra na periferia da cidade.

"O resultado apontou que a dinâmica de gestão e manutenção do reservatório do Pacaembu, é bastante distinta daquela encontrada nos reservatórios da Bacia do Cabuçu de Baixo, indicando uma ação diferenciada do Poder Público frente a questão do manejo de água pluviais e aos interesses da sociedade como um todo", conclui o professor.

 

SERVIÇO: A tese de doutorado "Manejo de águas pluviais urbanas: a dimensão social de uma questão ambiental na cidade de São Paulo" está publicada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC de São Paulo. Contatos com o autor, Paulo Alexandre Gouveia Martins, através do e-mail paulo_gouveia@terra.com.br

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011