APEOESP - Logotipo

Sindicato dos Professores
do Ensino Oficial do Estado de São Paulo

Filiado CNTE e à CUT

Acessar
Acessar

Não é cadastrado ? Cadastre-se


Teses e Dissertação

Redes Sociais Twitter YouTube RSS

Compartilhe: Imprimir

Voltar

Ter, 26 de Novembro 2013 - 17:45

O uso de blogs na Educação é tema do mestrado de professora de Cotia

Por: Ana Maria Lopes

Professora em Cotia, Josete Maria Zimmer apresentou, um ano atrás, uma dissertação de mestrado que analisa blogs produzidos por professores. "Blog didático: integração na prática pedagógica" é resultado da pesquisa desenvolvida na Universidade Aberta de Portugal para o Programa de Mestrado em Comunicação Educacional e Multimídia.

Já na introdução do trabalho, a professora chama a atenção para o fato de que, apesar das dificuldades dos adultos com o mundo digital, crianças e jovens já não recebem informações apenas na escola, na igreja ou de familiares, mas também por meio de diversas mídias disponíveis.

"Essas crianças são consideradas 'nativas digitais', pois nasceram na era da informática e dominam as novas tecnologias. A educação não pode ficar aquém das mudanças trazidas pelos avanços tecnológicos", defende a pesquisadora.

Para avaliar a produção de blogs nas escolas brasileiras, a professora estudou a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na atuação docente. "A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem 'netnográfica' mediada por ferramentas da web 2.0 (Google Docs), e pelo mapeamento de teses e dissertações hospedadas no Portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)", explica Josete Maria.

Com o acompanhamento de grupos virtuais e práticas construídas no ciberespaço, a pesquisadora descreveu o estudo de 36 blogs de professores que participam de uma comunidade de Blogs Educativos.

A pesquisa de campo foi feita através de questionários e entrevistas, que revelaram as dificuldades dos professores com o uso de tecnologias em suas práticas educacionais e também como a Internet pode ser um instrumento de motivação e reflexão pedagógica.

"A necessidade de infraestrutura tecnológica e de formação didático-pedagógica, além de planejamento adequado e o desenvolvimento de uma cultura que auxilie os professores a repensar sua prática, são questões a serem resolvidas", acredita a pesquisadora, que defende o aprimoramento permanente dos educadores e a transformação de 'velhas rotinas escolares' em novas organizações curriculares mais flexíveis.

"O weblog, com certeza, faz parte dessa transformação na Educação, como uma ferramenta útil para o ensino-aprendizagem", conclui a pesquisadora, que além de lecionar na EE Fernando Nobre, em Cotia, onde atua também na coordenação do Programa 'Mais Educação', integra o grupo ALPHA de pesquisa em Alfabetização de Jovens e Adultos, da Faculdade de Educação da USP, e o Núcleo de Educação e Comunicação (NCE) da ECA/USP, onde é tutora e orientadora de trabalhos de conclusão de curso do projeto Mídias na Educação do MEC e UFPE.


SERVIÇO:

A íntegra da dissertação "Blog didático: integração na prática pedagógica" está no repositório da Universidade Aberta de Portugal:

https://repositorioaberto.uab.pt/

e também no blog da autora:

http://jmzimmer.blog.uol.com.br. 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011