APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qua, 06 de Janeiro 2016 - 12:26

Professor de Filosofia analisa conceito de angústia nas obras de Graciliano e Saramago

Por: Ana Maria Lopes

 

Professor de Filosofia da EE Beatriz Lopes, Jailson Moreira dos Santos é autor do artigo "Angústia em Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos", publicado na mais recente edição da Revista de Artes e Humanidades "Contemporâneos", publicação da Universidade Federal do Grande ABC.

O professor traça um paralelo entre o conceito de angústia em Heidegger, a partir de "Ensaio sobre a Cegueira", do português José Saramago, e personagens da obra de Graciliano Ramos.

"Obras como as de Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos e, muito anteriormente a obra de Platão, primam pela crítica aos valores da sociedade, demonstrando que a cegueira desvenda as características primitivas do ser humano. Pois todos os sentimentos são desvendados nessas obras, o poder, a obediência, a ganância, o carinho, o desejo, a vergonha; o universo dos dominadores, dos dominados, o universo dos subjugadores e dos subjugados", explica Jailson Moreira.

O professor é Mestre em Antropologia Social pela USP e graduado em Arte e Filosofia.

O artigo "Angústia em Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos" está na edição 13 da Revista de Artes e Humanidades da Universidade Federal do Grande ABC, disponível no site www.revistacontemporaneos.com.br

SERVIÇO: Contatos com o professor Jailson Moreira dos Santos, através do e-mail jailson.santos@usp.br

 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011