APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Seg, 15 de Outubro 2018 - 15:58

Professor de História apresenta doutorado sobre afro-brasilidades no EJA

Por: Por: Ana Maria Lopes

 
 
A História da África e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos é o tema da tese de doutorado que o professor Pedro de Souza Santos vai defender no dia 30 de outubro, na Faculdade de Educação da USP.
 
O trabalho é resultado de uma pesquisa com base na Lei nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira",
 
Professor de História da rede estadual desde 1995, Pedro de Souza obteve o seu Mestrado, em 2007, com a dissertação "Cidadania e educação dos negros através da imprensa negra em São Paulo (1915-1937). Profundamente comprometido com a temática racial, o professor também lecionou no Projeto EducAfro - Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes.
 
A pesquisa para o doutorado, de caráter bibliográfico e documental, avaliou a temática relacionada à História e Cultura da África em coleções didáticas do 2º Ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, adotados para o EJA (ensino de jovens e adultos) na Rede Pública Estadual de São Paulo.
 
O professor dedicou-se ainda a analisar a diversidade do EJA, descrevendo inclusive as particularidades dos grupos de alunos presentes nesta modalidade de ensino.
 
"Com base na historiografia sobre a África, diáspora africana e escravidão, a pesquisa verifica as formas de representação dos negros nas imagens, as informações que são veiculadas sobre a história do continente africano e o entendimento sobre a escravidão e as resistências", explica o professor.
 
Pedro de Souza pesquisou ainda a forma como as mulheres negras são retratadas em textos didáticos e imagens. A íntegra da tese deverá estar disponível, em breve, na Biblioteca Digital da USP.
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011