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Teses e Dissertação

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Qui, 17 de Novembro 2011 - 18:35

Professor de História defende mestrado sobre declínio do desempenho escolar

O professor Rafael dos Santos Borges defendeu mestrado no Programa EHPS - Educação, História, Política e Sociedade - da PUC de São Paulo, sobre a trajetória dos alunos entre o ciclo I e II do ensino fundamental.

Por: Professor Rafael dos Santos Borges

Professor de História defende mestrado sobre declínio do desempenho escolar

O professor Rafael dos Santos Borges defendeu mestrado no Programa EHPS - Educação, História, Política e Sociedade - da PUC de São Paulo, sobre a trajetória dos alunos entre o ciclo I e II do ensino fundamental.

“Declínio de desempenho escolar no ciclo II do ensino fundamental de alunos que tiveram desempenho satisfatório no ciclo I” trata de questões familiares aos docentes, como as políticas estruturais e a percepção dos alunos sobre a transição de ciclos. A pesquisa aponta, através das estatísticas educacionais, o Ciclo II como um momento de entrave na escolarização brasileira e considera que as escolas da rede estadual paulista de ensino fundamental deste ciclo sofrem indefinição desde as reformas estruturais da década de 90, em especial, a progressão continuada e a reorganização da rede.

O autor realizou uma pesquisa de campo com os estudantes, em sua maioria, adolescente e pré-adolescente, para avaliar como as políticas educacionais refletem no cotidiano escolar.

Com o apoio teórico do sociólogo francês François Dubet, Borges avaliou a experiência escolar frente ao aumento das desigualdades. O trabalho foi realizado entre os anos de 2006 e 2007, através da análise de prontuários, observação de campo, entrevistas e coleta de depoimentos em duas escolas públicas: uma central e outra de periferia.

Inspiração

O inspirador da pesquisa, o francês Dubet, trabalhou durante um ano como professor de História e Geografia em um colégio da periferia da Bordeaux. Conhecido por suas experiências sobre a juventude marginalizada na França, o sociólogo quis vivenciar como professor os dilemas da escola francesa contemporânea.

Já o historiador Rafael dos Santos é, de fato, professor na EE Leonardo Vilas Boas, em Osasco, na Grande São Paulo. Sua dissertação de mestrado, concluída em abril de 2008, confirma parcialmente a ideia de que um aumento do fracasso escolar durante o Ciclo II deve-se também ao insucesso já manifestado no Ciclo I, mas reitera a ideia de que questões objetivas e subjetivas tornam a trajetória escolar mais frágil.

A íntegra da dissertação está disponível no site www.sapientia.pucsp.br

Para entrar em contato com o autor, escreva para rafaelsborges@terra.com.br

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