APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qua, 19 de Fevereiro 2014 - 14:26

Professor estuda em mestrado as Gramáticas da Língua Falada versus Língua Escrita

Por: Ana Maria Lopes


Professor de Língua Portuguesa em Campinas, Tadeu de Jesus Giatti vai defender sua dissertação de mestrado na Universidade Salesiana de Americana, nos próximos meses. "As Gramáticas da Língua Falada versus Língua Escrita" é um estudo de abordagem multicultural, de cunho poético, com reflexões sobre a possibilidade de uma nova pedagogia.

"O trabalho é sob a linha da educação sociocomunitária no processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, seguindo os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) nos Ensinos Fundamental e Médio", define o professor.

Para Tadeu Giatti, no processo ensino/aprendizagem, preconizado pelas atuais políticas públicas educacionais brasileiras previstas nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), as escolas preferem ensinar a Língua Escrita, mesmo sugerindo que a ênfase deveria ser a Língua Falada.

Para levantar hipóteses sobre esta preferência, o professor realizou um levantamento bibliográfico e uma pesquisa qualitativa, com direito a entrevistas e questionários.

"Este tema é instigante, já que vivemos em um mundo e escola pós-modernos, multiculturalistas, que devem priorizar e aceitar o diferente, expresso muitas vezes pelo próprio modo de falar dos alunos", acredita.

Para o autor da dissertação, a escola deve aceitar as recomendações dos PCNs, "ao partir para o ensino da língua materna, do falar trazido pela clientela popular ao interior da mesma, através do respeito pelo diferente e sem preconceito linguístico".

Tadeu Giatti defende em seu mestrado que o ensino da Língua Portuguesa não seja focado apenas no ensino de um falar e de sua respectiva gramática, tidos como socialmente mais relevantes, mas que seja no respeito e acolhimento pelo falar diferente.

SERVIÇO: Contatos com o pesquisador Tadeu de Jesus Giatti, autor do estudo "As Gramáticas da Língua Falada versus Língua Escrita": tadeu_giatti@yahoo.com.br

 

Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011