APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Teses e Dissertação

Voltar

Qui, 03 de Agosto 2017 - 17:54

Professor jornalista apresenta Mestrado sobre projeto pioneiro de Educomunicação

Por: Ana Maria Lopes

 
Professor, cuja carreira de comunicador começou em 1988, Cosmo Luciano do Nascimento dedicou seu Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, na Universidade Nove de Julho, à "Rádio Abrão", projeto pioneiro em Educomunicação desenvolvido na escola municipal de ensino fundamental Abrão de Moraes, situada na Vila Nhocuné, zona leste da capital.
 
A escola inaugurou sua rádio educativa no ano de promulgação da Lei nº 13.941/2004, denominada Lei do Educom, que prevê, entre outras iniciativas, a incorporação das práticas de comunicação nas atividades pedagógicas, relacionando-as com os eixos temáticos previstos nos parâmetros curriculares.
 
Desde a promulgação da Lei, a Educomunicação conquistou status como alternativa para melhorar a qualidade da Educação e, atualmente, ganhou até Licenciatura na USP.
 
Coordenada pelo radialista Cosmo Luciano, a Rádio Abrão destacou-se não apenas pelo ensino e prática de atividades como locução, sonoplastia e produção executiva, mas também pelo pioneirismo de produzir reportagens e programas educativos por rádio e Internet durante 24 horas por dia, em um período anterior às redes sociais, conexões wi-fi e smartphones.
 
"A telefonia móvel era analógica e de alto custo. Alunos e professores utilizavam fitas K-7", descreve o professor na dissertação, fartamente ilustrada com depoimentos, trechos de programas e fotos das gravações. O pesquisador fez entrevistas recentes com as educadoras que, na época, protagonizaram a experiência, que envolveu alunos dos Ensinos Fundamental I e II.
 
"A experiência adquirida como professor expandiu minha leitura do mundo, tanto no campo da educação quanto da comunicação. Este divisor de águas propiciou-me saltos qualitativos para desenvolver produções de comunicação sob as óticas culturais, educativas e sociais", acredita.
 
Diversos autores contribuiram para a fundamentação teórica do mestrado de Cosmo Luciano, para abordar questões tão familiares aos educadores como o saber de experiência, as perspectivas de comunicação, diálogo e educação e reflexões sobre as dimensões de coletivo e motivação. Mas, é uma frase simples de Paulo Freire que resume o trabalho: "Educação é comunicação".
 
"É possível incluir a programação da rádio educativa e cultural em um projeto político-pedagógico da escola, evitando reproduzir padrões de comunicação peculiares à sociedade do espetáculo", conclui o pesquisador, que defende a importância da educação sobre os meios de comunicação como reflexão sobre as formas de manipulação e massificação.
 
Com a conclusão do Mestrado, Cosmo Luciano do Nascimento passou a apresentar palestras gratuitas nas escolas sobre a bem sucedida experiência e também continua assessorando e administrando webrádios educativas nas escolas.
 
SERVIÇO: "Rádio Abrão: uma experiência em educomunicação" está disponível na íntegra na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Nove de Julho:
https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1691
Contatos com o radialista, professor e pesquisador Cosmo Luciano do Nascimento, através do e-mail:
lucianomestrado1@gmail.com
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011